Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

19/01/2023 | Plusoft

Processos low code e seus benefícios para a gestão de tarefas

LinkedInFacebookTwitterEmail

O mercado sofreu uma aceleração tecnológica que trouxe mudanças significativas para os negócios. Com a tecnologia cada vez mais integra à rotina das empresas, muitos negócios são desafiados com a falta de profissionais para suprir essa demanda e manter a transformação digital acontecendo. E é aí que entram os processos low code. 

Peça fundamental para atrair impulsionar os resultados e aumentar o desempenho das equipes no gerenciamento das tarefas, os processos low code ampliam as oportunidades de as empresas escalarem seus trabalhos, já que o uso dessa tecnologia cria aplicações próprias de forma independente, ágil e rápida. 

Com isso, as áreas ganham autonomia e os colaboradores passam a se sentir mais engajados e motivados com as melhorias aplicadas na gestão das tarefas. 

Como os processos low code podem ser úteis para as áreas do negócio? 

Grande parte dos processos executados por diferentes departamentos em uma empresa é controlado por meio de planilhas e/ ou processos manuais, que não proporcionam rastreabilidade e nem segurança com os dados sensíveis ali tratados. 

Essa forma de realizar um controle também pode acarretar erros, falta de cumprimento de prazos e outros problemas que surgem por não haver um processo bem desenhado para essas funções. 

Os processos low code entram exatamente nesse ponto, já que possibilitam a criação e a automação de fluxos com uma tecnologia de ponta e assertiva. 

Com a automação da gestão de tarefas, a rotina se torna eficiente e a visualização de cada etapa dos processos mais nítida, permitindo uma análise mais detalhada e a inclusão de melhorias para tornar as tarefas executadas ainda melhores. 

O low code possibilita ainda que qualquer pessoa desenvolva soluções, e esse é um ponto crucial para agregar valor aos processos de negócio. 

Principais benefícios 

A rotina corporativa ganha fluidez e se torna cada vez mais produtiva com a automação dos processos manuais, disponibilizando mais tempo no dia a dia dos colaboradores para desenvolverem habilidades e se dedicarem a outras demandas e funções. 

Além da praticidade, outros benefícios podem ser vistos com a aplicação de processos low code: 

  • As áreas ganham autonomia para analisar os próprios processos, desenhando melhorias que se encaixam com a realidade do departamento e as demandas executadas; 
  • Velocidade na execução das tarefas; 
  • Ocorrem melhorias contínuas em cada etapa dos processos realizados na rotina operacional; 
  • Garantia de maior visibilidade e controle de prazos; 
  • Diminuição de erros; 
  • Amplia a visão do negócio ao centralizar os fluxos em um só lugar, enxergando-os de ponta a ponta; 
  • Colaboradores cada vez mais alinhados aos objetivos do negócio; 
  • Entrega de melhores resultados. 

Com a escassez crescente dos profissionais de TI, a utilização do low code pode ter grande utilidade e expandir as habilidades dos colaboradores de diferentes áreas do negócio, melhorando a rotina dentro dos departamentos para uma entrega assertiva e resultados mais expressivos

Existem ainda outras tecnologias disponíveis no mercado que podem contribuir para aumentar a eficiência operacional de um departamento, que vão garantir eficiência e otimização de tempo. Você conhecê-las nesse conteúdo e se aprofundar mais no assunto.