Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

11/05/2021 | Plusoft

6 iniciativas para transformar o cliente em advogado de marca

LinkedInFacebookTwitterEmail

Dentro da relação entre marca e consumidor, existem pessoas que gostam tanto do produto ou serviço ofertado pela empresa que se empenham em fazer amigos e familiares ao menos experimentarem a oferta. Esse público fiel passou a ser chamado pela expressão “advogado de marca”, por sua constância em elogiar a companhia e defendê-la de forma pública. Porém, explorar essa audiência ainda é um desafio para os negócios.

Segundo a JitBit, apenas 50% das empresas têm conhecimento sobre os advogados de marca. O pior de tudo é que, das firmas que entendem o conceito, 80% delas não planeja estratégias para incluir esse público em ações voltadas para fortalecer o marketing do negócio e vender mais.

Neste artigo, falaremos sobre o que é um advogado de marca e como um negócio pode transformar seus clientes em apoiadores! Vamos lá?

O que é um advogado de marca? 

Advogado de marca é aquele cliente engajado. Ele se sente tão satisfeito com o que sua empresa oferece que divulga seu conteúdo, indica os produtos para outras pessoas e promove seu negócio. Ele não é apenas um cliente, é um defensor de tudo que sua empresa produz. 

Essa estratégia de tornar um cliente um defensor se expandiu muito devido às inovações no mercado. Especialmente na área de marketing. Philip Kotler, autor do Marketing 4.0, discorreu nessa obra que, atualmente, o foco de todas as atividades da comunicação é sempre o cliente! 

Essa perspectiva mudou por completo a visão de negócio para os consumidores. Visto que os advogados de marca costumam gastar 2x mais com uma empresa do que os clientes comuns, pensar em maneiras de engajar os clientes para eles se encantarem com a marca virou um dos pilares de companhias que focam na experiência do cliente.

Quais as características de um advogado de marca? 

É fácil identificar quem está encantado com uma marca e a divulga de maneira espontânea. Além de levar a mensagem da empresa, esses clientes apaixonados trazem outros consumidores para o negócio, o que gera ótimos resultados.

Algumas das principais características de quem se enquadra neste perfil:

  • são engajados na maioria dos canais de comunicação;
  • sempre postam reviews dos produtos; 
  • fazem perguntas e questionamentos positivos para o negócio, o que gera ideias para o time de criação de conteúdo; 
  • trazem novos clientes por meio de indicação; 
  • uma compra só não é o suficiente para eles — sempre que possível, compram mais produtos e serviços;
  • eles se sentem honrados em poder fazer parte do negócio. 

Como a formação de advogados de marca auxilia os negócios?

No que diz respeito aos resultados que essa estratégia gera, eles são nítidos: a JitBit revelou que um aumento de 12% nos defensores da marca pode gerar um aumento de 200% no crescimento da receita de uma empresa. Bem significativo, não é mesmo?

Além disso, contar com advogados de marca traz outros benefícios:

  • feedbacks contínuos, que colaboram com a melhoria da produção de produtos;
  • mostram para os algoritmos das redes sociais que seu negócio deve ser divulgado para outras pessoas, devido ao engajamento e compartilhamento que geram;
  • ajudam a promover um evento; 
  • aumentam a receita do negócio;
  • defendem a instituição de comentários negativos.;
  • promovem o negócio, aumentando a visibilidade;
  • aumentam a autoridade e credibilidade. 

Como aplicar estratégias que ajudem na criação de advogados de marca? 

Depois de saber como esse grupo de promotores contribui de forma positiva para uma empresa, você deve estar curioso para saber como fomentar a geração de advogados de marca e aumentar a fidelização dos consumidores.

A melhor maneira de fazer isso é criando um programa de defensores de marca. Essa é uma estratégia construída levando em consideração ações que beneficiam os clientes e o negócio.

Vamos ver os passos para desenvolver essa estratégia para sua empresa:

Identifique os potenciais defensores da marca 

Se você ainda não sabe quem são os defensores da sua marca, o primeiro passo é identificá-los. Uma boa maneira de fazer isso é observar os seguintes pontos: saiba quem são os consumidores felizes. Você pode obter essa informação pelo time de atendimento. Pergunte quem são os clientes que já deram um bom feedback ou avaliação nas redes. 

Peça indicações

O famoso boca a boca não tem erro. Os clientes que indicam algo para outro sempre são positivos. Quando alguém acha algo interessante, é natural que sinta vontade de compartilhar aquilo. Se sua marca despertar curiosidade, a indicação será uma consequência disso. 

Promova o engajamento

Crie processos que gerem engajamento: produtos com algum diferencial, conteúdos que incentivem o compartilhamento, oferecer um espaço no qual o cliente possa falar e ser ouvido. Tudo isso promove o engajamento. Quando um consumidor sente que pode se envolver com um negócio, é quase inevitável que ele não faça isso. 

Surpreenda os clientes

Um presente não esperado, uma promoção surpresa, um e-mail diferente dos que são enviados e várias outras ações podem surpreender positivamente um cliente. Se você notou que alguém indicou a empresa para os amigos, nada impede de enviar um presente como forma de agradecimento! 

Aproveite as redes sociais

Atualmente, as redes sociais são o espaço em que a maioria do público de uma marca está. Elas têm um alto potencial de compartilhamento e divulgação. Se sua marca ainda não está presente de forma digital, já passou da hora de estar. Vale ressaltar que é importante haver um excelente posicionamento on-line para trabalhar a interação com consumidores de maneira estratégica. 

Ajude os clientes a atingirem os objetivos

Quando seu produto é útil para o cliente, de certa forma, ele o ajuda a atingir algum objetivo. Pense seus produtos como algo que precisa ajudar o cliente a alcançar o que ele almeja. Torne esse processo único! Ofereça uma experiência inesquecível para ele. 

Como mensurar os resultados dessa estratégia? 

Como qualquer estratégia, essa também exige uma mensuração de resultados e análise de dados. As métricas e KPIs vão variar de empresa para empresa. Por isso, é importante definir quais objetivos devem ser alcançados e as métricas que os acompanharão. De um modo geral, alguns dos principais resultados que podem ser mensurados são:

  • novos cases; 
  • número de reviews e depoimentos; 
  • alcance e engajamento nas redes sociais; 
  • número de conteúdos gerados pelos clientes. 
  • receita de upsell e cross sell de clientes defensores; 
  • indicação de novos clientes.

Desse modo, é notável que essa estratégia gera benefícios em diversos âmbitos de um negócio. Criar uma rede de advogados de marca e nutri-los com bons conteúdos, produtos e agradecimentos é o segredo de sucesso de muitas empresas. Você pode e deve aplicar essa tática em sua marca também! 

Se você gostou de aprender sobre os advogados de marca, venha conferir em nosso site soluções e conteúdos especiais!