A inclusão no mercado de trabalho é um tópico recorrente, principalmente em como superar os desafios para garantir maior suporte às pessoas portadoras de deficiência. Mas, com a chegada do trabalho remoto, um novo desafio surge: a acessibilidade no Ensino a Distância – EaD.
As ferramentas e plataformas disponíveis para a utilização de áreas como Treinamento e Desenvolvimento e RH precisam ter recursos para que o colaborador portador de deficiência se sinta engajado e valorizado em seu processo de desenvolvimento e qualificação.
É importante encontrar maneiras de oferecer condições mais justas de trabalho e promover o respeito com as diferenças e necessidades que cada um encontra ao longo da sua jornada.
Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgados em 2021, menos de 1% dos vínculos de empregos formais são direcionados para pessoas portadoras de deficiência. Mas, que tal entender como é possível mudar esse cenário? Leia o conteúdo a seguir!
Entenda os motivos para investir na acessibilidade no EaD
A adaptação da comunicação, pensando em um espaço físico, pode levar tempo e exigir uma estratégia mais bem elaborada. Os conteúdos produzidos de forma virtual, todavia, podem ser facilmente adaptados para suprir limitações visuais e auditivas, além de outras necessidades de pessoas portadoras de deficiência, sem alterar o formato original.
Pensando nisso, a acessibilidade no EaD se torna mais fácil de ser implementada e garante que as companhias comecem a ser mais inclusivas, principalmente em seus treinamentos.
Treinamentos remotos geram um impacto positivo nos colaboradores de forma geral, e um cuidado especial pode fazer com que todos se sintam mais valorizados e atendidos pela plataforma que disponibiliza os materiais.
Como produzir um material acessível?
Para tornar o ambiente virtual mais acessível, é preciso apostar em diferentes formatos e se atentar a certos detalhes na hora da produção e disponibilização em uma plataforma adequada, confira:
- Coloque legenda nos vídeos, pois esse recurso facilita a compreensão do conteúdo de forma geral e auxilia àqueles que possuem deficiência auditiva;
- Inclua texto alternativo na exibição das imagens;
- Possibilite a navegação pelas páginas via comandos no teclado;
- Permita a integração de uma ferramenta de transcrição;
- Tenha um intérprete de Libras para materiais audiovisuais;
- Disponibilize gravações de todos as reuniões e eventos para que pessoas portadoras de deficiência intelectual possam consultá-las mais de uma vez.
O modo como o profissional da área de treinamento conduz a explicação do conteúdo também garante a acessibilidade no EaD, além dos recursos tecnológicos serem grandes aliados para promover mais bem-estar no ambiente corporativo e torná-lo cada vez mais inclusivo.
Quais são os benefícios da acessibilidade no EaD?
Os benefícios da adaptação dos conteúdos podem ser sentidos por todos os colaboradores, garantindo maior flexibilidade nos formatos e modelos explorados para que a acessibilidade no EaD seja notória e visível.
Essa variação de formatos para tratar sobre um mesmo assunto supre as necessidades dos alunos de formas diferentes e auxilia na melhor absorção do conteúdo, além de deixar mais personalizado de acordo com o nível de conhecimento e as limitações identificadas.
As plataformas de ensino corporativo oferecem, nesse caso, recomendações de trilhas de aprendizado para cada perfil, sanando demandas e aprimorando o desenvolvimento individual, podendo adaptar até mesmo treinamentos específicos e próprios da companhia.
Em um conteúdo disponível neste link, você pode entender como a tecnologia e a inteligência artificial podem ser eficientes para promover a acessibilidade e melhorar a usabilidade das pessoas portadoras de deficiência.