De acordo com o relatório State of Mobile, divulgado pela consultoria de inteligência móvel AppAnnie, em 2021 o brasileiro passou em média 5,4 horas do seu dia no celular. Ao ver esse dado, é possível entender o crescimento da busca pelo mobile learning nas empresas e instituições de ensino.
O que é mobile learning?
Traduzindo para o português, a aprendizagem móvel é uma modalidade de ensino que faz uso de celulares, tablets e notebooks que possuem acesso à internet para transmitir conteúdos.
Diferente das metodologias tradicionais, o mobile learning proporciona absorção mais rápida dos conteúdos e permite que os usuários acompanhem a aula em qualquer lugar e a qualquer hora.
Esse método é bastante utilizado como complemento para uma trilha de aprendizagem mais longa e completa, auxiliando na fixação das pautas vistas e incentivando o aluno a treinar e rever o conteúdo por meio de outros formatos, como e-book, videoaulas e quizzes.
Plataformas de Learning Management System (LMS) ou Learning Experience Platform (LXP) fazem uso desse recurso para estimular os colaboradores a consumir conteúdos rápidos e aulas extras para acelerar a aprendizagem.
Com a familiaridade das pessoas com o aparelho celular, o mobile learning tende a ser um modelo que veio para ficar e trazer uma transformação positiva na educação, seja ela corporativa ou não.
Benefícios do mobile learning
Quando aplicado em conjunto com uma plataforma de educação corporativa, a utilização do mobile learning expande as opções de interação com os colaboradores e os benefícios proporcionados.
Essa modalidade de ensino auxilia na gamificação, ofertando conteúdos mais lúdicos voltados para recompensas, com sistema de pontuações e fases. A aprendizagem móvel também pode disponibilizar uma área de social learning que garante a interação dos colaboradores em grupos de discussão, além de e um feed para compartilhar os aprendizados e desafios.
Esse sistema se destaca por oferecer uma conversa mais direta e prática com os professores, tutores e/ou gestores, fator extremamente importante para a evolução do usuário em sua trajetória.
Outros benefícios podem ser observados com o uso do mobile learning:
- Melhora na experiência de educação corporativa e expansão para além do campo empresarial;
- Acesso rápido e fácil aos conteúdos, em qualquer dia e horário;
- Absorção dos conteúdos vistos nas trilhas com o auxílio de atividades extras;
- Engajamento dos colaboradores ao ter o acesso fácil por um aparelho que está sempre disponível;
- Layout responsivo, simples e amigável, que chama a atenção dos usuários;
- Conteúdos em diferentes formatos, que agradam a todos os perfis.
O mobile learning é uma forma de reforçar a marca empregadora, ao mostrar que a companhia conta com ações consistentes de capacitação contínua dos funcionários.
É um estímulo importante para garantir que as equipes estejam sempre se atualizando e preparadas para os desafios do mercado, além de elevar a satisfação da experiência do colaborador e aproximando o relacionamento, tornando-o mais saudável para ambos os lados.
Esse é um tema em alta e que vem sendo cada vez mais trabalhado pelas organizações. Por isso, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a implementar ações que melhorem a experiência do colaborador. Acesse neste link e comece a colocar em prática!