Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

06/01/2023 | Plusoft

4 motivos para utilizar um workflow financeiro

LinkedInFacebookTwitterEmail

Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no mercado pode trazer grandes benefícios para o negócio, como é o caso da automação dos processos financeiros por meio de um workflow financeiro, que dará mais assertividade na realização das tarefas. 

Empresas de todos os portes podem optar por uma plataforma inteligente para fazer a gestão da área e garantir agilidade nos processos executados, redução no tempo de esforço da equipe com as tarefas que poderão ser feitas de forma automatizada. 

A tecnologia de workflow é utilizada por diferentes áreas com o intuito de tornar os processos mais práticos e precisos e acelerar estratégias para obter melhores resultados e testar diferentes metodologias para executas as tarefas na empresa. 

O uso de um workflow financeiro diminui a chance de erros nos cálculos, atraso no cumprimento de prazos e outros contratempos vinculados a tarefas burocráticas, além de permitir o compartilhamento de seguro das informações, acesso remoto e outras funcionalidades. 

Confira, além desses, outros motivos pelos quais é válido optar por um workflow na área financeira: 

1. Redução de gastos  

Muitas empresas entendem a implementação de um sistema ou software de workflow como custo, o que não é uma verdade. Por meio da tecnologia, a gestão no workflow na área financeira é feita com menos recursos e pessoas, garantindo otimização, redução de tempo de trabalho e da quantidade de profissionais para realizar determinadas tarefas, que agora são responsabilidade da plataforma. 

O uso dessa tecnologia diminui a necessidade de servidores físicos ao permitir armazenamento na nuvem, efetuar backups de segurança com todas as informações e dados sensíveis trabalhados pela área, além de emitir documentos fiscais de forma automática. 

O uso de fluxos trabalho não reduz apenas os custos financeiros, mas também de mão de obra e outros recursos necessários para manter a área financeira funcionando de forma segura, ágil e eficiente. Já que um workflow proporciona a integração dos processos em um único lugar. 

2. Diminuição do tempo para realizar a análise de crédito 

Quem trabalha na área financeira sabe que o processo de uma análise de crédito pode levar muitas horas e demandar muita concentração para ser realizado. A boa notícia é que esse procedimento pode ser reduzido com a criação de um workflow financeiro específico para essa função. 

De forma automática, a ferramenta busca, organiza e atualiza todo o banco de dados da empresa com novas informações sobre os clientes, facilitando o cadastro no sistema, na análise do histórico financeiro e dos documentos de cada pessoa, entre outras fases do processo. 

3. Identificação do perfil financeiro dos clientes 

Ao ter acesso aos documentos e as informações atualizadas dos clientes, é possível determinar o perfil financeiro de cada um deles com uma análise mais rápida e prática, não demandando horas de dedicação e esforço dos gerentes e dos outros profissionais. 

Cada companhia utiliza uma maneira diferente para traçar esse perfil, mas uma tática muito utilizada é a técnica de estatística conhecida como Score de Crédito, que garante eficiência para o processo. 

4. Melhor visibilidade das demandas 

O workflow na área financeira permite uma melhor gestão e monitoramento das ações e demandas que estão acontecendo, garantindo que o administrador e/ ou gestores, fiquem por dentro de todas as atualizações e modificações de forma contínua. 

A ferramenta atualiza e organiza toda a entrada dessas informações, deixando tudo registrado, permitindo que sejam gerados relatórios, planilhas e dashboards sobre o andamento das demandas para realizar o acompanhamento. 

Grande parte das plataformas são compatíveis com dispositivos móveis, notebooks e tablets, e enviam alertas sobre atrasos, erros, prazos e outras informações que são relevantes para manter a ordem no andamento das atividades exercidas pelos profissionais, mantendo o gestor informado independentemente de onde esteja. 

Automatizar os processos financeiros e aderir a tecnologias facilitadoras das demandas do dia a dia fazem a empresa se manter no movimento do mercado e atualizada das tendências, atingindo cada vez mais eficiência. 

Que tal entender um pouco mais sobre softwares de automação de workflow? Confira um conteúdo em nosso blog que fala sobre os recursos que uma boa ferramenta deve ter para suprir as necessidades do seu negócio, está disponível nesse link. Confira!