Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

05/08/2021 | Plusoft

Vendarketing: como esse conceito pode potencializar as suas vendas

LinkedInFacebookTwitterEmail

Vendarketing nada mais é que a união entre os setores de venda e marketing da sua empresa. O termo nasceu com a necessidade desses setores caminharem juntos para aumentar o potencial de vendas das empresas, proporcionando um melhor e mais completo atendimento ao cliente.

As empresas que conseguem alinhar o trabalho de vendas e marketing alcançam um crescimento de, aproximadamente, 20% da sua receita anual, de acordo com relatório da consultoria suíça Aberdeen. Ou seja, essa junção das atividades pode alavancar as vendas de forma significativa. No entanto, existe o desafio de fazer os dois setores se conectarem de verdade.

Neste texto, vamos falar sobre a importância de todos falarem a mesma língua e como isso pode ajudar a sua empresa a alcançar mais vendas e ter um setor de vendarketing promissor.

Acompanhe!

O que é vendarketing na prática?

O termo vendarketing é, basicamente, a junção das palavras “vendas” e “marketing”, e visa unir esses times de uma empresa para seguirem no mesmo objetivo. Ou seja, os setores não mais usam de estratégias distintas, mas usam práticas que fazem com que caminhem juntos.

Mesmo sendo um conceito simples, pode não ser tão fácil de implementar. Isso porque, durante muitos anos, marketing e vendas se viram como setores totalmente diferentes e que não precisavam um do outro. Contudo, é fundamental que os times entendam a importância das ações conjuntas para alavancar as vendas e o negócio ter uma boa saúde financeira. 

Como é a estrutura dos times de marketing e vendas?

Quando estamos interessados em adquirir um produto ou serviço, buscamos informações no Google para saber os detalhes e, então, finalizar a compra. Nessa pesquisa, procuramos entender o custo-benefício do produto, detalhes sobre como usar, depoimentos de quem já comprou e até pesquisamos os concorrentes, tudo para fazer uma compra segura.

Todas essas informações (ou, pelo menos, boa parte delas) são produzidas pelo time de marketing, quando se busca esses dados pelos canais oficiais da marca. Esse setor é responsável por criar conteúdo para as redes sociais, promover campanhas e as demais atribuições internas da empresa.

Já a equipe de vendas, em muitos negócios, tem como objetivo pesquisar potenciais clientes e construir um discurso de produto que atenda às necessidades específicas de cada marca.

O cenário acima ainda é muito comum nas empresas, mas já é ultrapassado. Hoje, mais de 60% das vendas acontecem antes do cliente chegar ao vendedor, como citamos. A tecnologia permite aos consumidores conhecer a marca muito antes de chegar a conversar com um vendedor.

Por esse motivo, é fundamental que as equipes estejam alinhadas. Afinal, é o marketing que vai gerar os leads para a equipe de vendas. Assim, quanto mais qualificados forem esses leads, mais oportunidades de negócios para o time de vendas fechar. Com isso, o objetivo dos dois setores é alcançado.

Como facilitar as integrações e a comunicação das equipes?

Para que os times estejam alinhados, é necessário o uso de algumas ferramentas e softwares. Isso porque existem no mercado novas tecnologias que auxiliam nessa mudança de chave das empresas, que buscam juntar as equipes de marketing e vendas para trabalharem lado a lado.

A Plusoft é uma das maiores empresas de Human Experience e oferece diversos produtos que podem ajudar a sua empresa a se tornar única no mercado. Além disso, com as ferramentas da Plusoft, a sua empresa proporciona um atendimento diferenciado aos clientes, além de alinhar as expectativas de cada time.

Como já sabemos, o consumidor está cada dia mais conectado. Com isso, é necessário que as empresas estejam presentes em multicanais e saibam interagir em cada um deles. A equipe de marketing fica responsável por sugerir e implementar novas ferramentas, como a plusoft Omni CRM, que é uma plataforma que vai ajudar a empresa a gerenciar todos os relacionamentos com os clientes.

Focada em melhorar o relacionamento de empresas com os seus clientes, a Plusoft oferece diversas outras plataformas com o conceito omnichannel, para proporcionar o melhor suporte aos times de vendas e marketing e, também, para os interessados em realizar uma compra com aquela empresa. Ou seja, o sistema pode ser todo otimizado pensando em pessoas e no bom relacionamento.

Além da plataforma citada, a sua empresa pode contar com a plusoft Social, que otimiza o atendimento nas redes sociais da empresa, que é um canal fundamental hoje em dia. Já a plusoft AI auxilia no pré e pós-venda, com o auxílio de chatbots com inteligência artificial, que conseguem realizar atendimentos a qualquer momento.

Todas essas ferramentas são trazidas pelo time de marketing para ajudar a otimizar o trabalho da equipe de vendas, seja na forma de apresentações, flyers ou vídeos.

Quais os principais benefícios do vendarketing?

A junção das duas equipes pode trazer benefícios significativos para a empresa. Isso porque, ao trabalharem de maneira conjunta, os times podem identificar falhas nos processos e propor melhorias para o atendimento e a finalização das vendas. Além disso, é possível estabelecer metas claras para os dois lados.

O uso de ferramentas e softwares que ajudem a qualificar as oportunidades de negócios é essencial. Afinal, é por meio delas que a equipe de vendas vai saber com detalhes quem é o mais qualificado para finalizar aquela compra e, com isso, alcançar a meta estabelecida. Ferramentas como o CRM podem ajudar nessa estratégia. Confira alguns outros benefícios:

  • facilita a convivência entre as equipes;
  • melhora a imagem da empresa no mercado;
  • mais oportunidade de negócios;
  • metas bem definidas para os dois setores.

Como você pôde ver, o vendarketing é muito importante para alavancar as vendas da sua empresa. No entanto, é preciso alinhar as equipes de maneira correta e acertada, para que ambas façam a sua parte na estratégia.

Para isso, o uso de ferramentas e plataformas que ligam os pontos é fundamental para o sucesso da junção dos times. Somente assim, a sua empresa consegue atingir as metas e os objetivos traçados.

Gostou deste conteúdo? Se deseja conhecer mais sobre a Plusoft e como ela pode te ajudar com o vendarketing da sua empresa, entre em contato conosco