| Blog

Publicado em 24 de agosto de 2021

• Plusoft

2 minutos

Remarketing: o que é e como usá-lo para aumentar as vendas da empresa?

Não é novidade que a internet está a cada dia mais alinhada aos comportamentos de consumo do público. Até por isso, o ambiente web tornou-se um aliado de peso no momento de segmentar potenciais clientes para a definição de campanhas publicitárias e, a partir do momento em que o usuário visitou a página de algum produto ou serviço, mostrar esse objeto em outros sites.

Essa prática de “repetir” a oferta em anúncios localizados em sites externos aos da empresa chama-se remarketing — uma ação consolidada no mercado. O nome pode até não soar tão familiar mas, certamente, o cenário descrito acima já se repetiu algumas boas vezes durante a sua navegação. E, cá entre nós, eventualmente, esse estímulo visual contínuo o fez finalizar a compra de um item abandonado em um carrinho de compras, certo?

Quer saber mais sobre essa forma de publicidade e como utilizá-lo na estratégia de mídia? Continue a leitura, conheça melhor o seu conceito, entenda como ele funciona na prática, quais são as suas vantagens e como aplicá-la!

O que podemos entender como remarketing?

Basicamente, essa estratégia trabalha com a exibição de anúncios que estejam em conformidade com o seu perfil e com os seus hábitos de consumo no universo virtual. Se aqueles pequenos banners que aparecem nas redes sociais, nos blogs e em outras páginas visitadas vieram à sua mente, você já captou do que estamos falando. 

Essa “coincidência” aparente, na realidade, é muito bem planejada e tem o potencial de gerar resultados positivos exponenciais às empresas que a empregam. Por essa razão, se você ainda não cogitava o seu uso até aqui, talvez seja hora de repensar.

Como essa estratégia publicitária funciona na prática?

Em termos simples, o remarketing funciona a partir do uso dos cookies, que são aqueles pequenos pacotes de dados que armazenam determinadas informações sobre o acesso de um usuário a uma página. É por meio deles que o direcionamento dos anúncios acontece. 

Quando alguém acessa, por exemplo, o seu e-commerce — o que, de certo modo, já demonstra algum interesse no seu produto e/ou serviço —, mas, por qualquer razão, não fecha o negócio nessa primeira visita, entra em ação o remarketing.

Essa estratégia faz com que as suas ofertas e os seus anúncios permaneçam visíveis para aquele potencial cliente, ainda que ele não esteja mais navegando na sua loja, de modo a não permitir que ele a esqueça.

O principal propósito por trás dessa tática é ajudar a garantir que, quando o visitante estiver no momento certo do funil de vendas, pronto para a aquisição, ele se lembre da sua marca em vez de procurar novamente o produto nos buscadores e, possivelmente, encontrar um concorrente. 

Quais são as suas principais vantagens?

O principal (e talvez mais óbvio) benefício da estratégia é a elevação das chances de o potencial comprador retornar à sua loja e adquirir o seu produto/serviço quando estiver pronto para tal. Entretanto, com a sua implementação, ainda é possível perceber outras vantagens.

Expansão do alcance

É sabido que a rede de display do Google tem um alcance significativo dos usuários conectados à internet. Então, levando isso em consideração, é praticamente impossível que os banners e os anúncios relativos à sua campanha de remarketing não sejam vistos em algum momento pelo seu público-alvo.

Direcionamento da publicidade

Versátil e também robusta, a ferramenta de remarketing do principal buscador utilizado permite que você empregue uma infinidade de filtros na configuração das suas campanhas. Isso é o que oportunizará a criação de uma base segmentada para o alcance de um público específico de acordo com o seu nicho.

Geração de estatísticas e relatórios para análise

Mais uma vez considerando o Google Ads, um fato incontestável é a riqueza de dados trazidos pelos relatórios e pelas estatísticas que poderão auxiliá-lo a mensurar, com mais precisão, a performance de cada uma das suas campanhas e, naturalmente, os resultados da sua estratégia de remarketing. Por meio deles, será viável identificar, por exemplo, exatamente onde os seus banners foram exibidos.

Quais estratégias de remarketing podem ser aplicadas para aumentar as vendas?

Considere qual é a persona do seu negócio

Em se tratando de marketing digital, principalmente de campanhas (o que inclui o remarketing), para alcançar o sucesso, é fundamental saber exatamente quem é a persona do seu empreendimento. Ou seja, você precisa dominar o perfil de “cliente ideal”, aquele que apresenta maiores chances no que tange à conversão.

Para esse fim, é interessante acompanhar quem visita a sua página e fazer um uso inteligente dos meios de atendimento ao cliente para coletar o máximo possível de informações.

Crie anúncios que sejam personalizados

Você já sabe quem são os seus potenciais clientes. Agora, no momento de criar as suas campanhas, certifique-se de fazê-lo de forma personalizada, a fim de que realmente possam impactar o seu público, chamando a sua atenção.

Além disso, tenha em mente que também é fundamental transmitir confiabilidade e profissionalismo, pois apenas o conhecimento da sua audiência não é tudo — se você quer os melhores resultados, entregue os melhores anúncios.

Faça testes do tipo A/B

Se o intuito agora for identificar especificamente qual é o modelo de estratégia ou o tipo de anúncio que mais têm trazido retornos para a sua empresa, aposte nos testes A/B. Em seguida, é claro, não deixe de acompanhar as estatísticas e os relatórios apresentados pelo próprio Google Ads. Isso fará toda a diferença, acredite.

Como você viu, uma estratégia de remarketing bem-feita tem potencial para entregar resultados eficientes para a empresa se determinados aspectos forem considerados no momento de criação das campanhas.

Também é fundamental dispor dos dados necessários, coletados e organizados de forma eficaz, a fim de viabilizar a construção de uma ação que realmente promoverá resultados positivos para o empreendimento.

Para tanto, uma boa alternativa é contar com as soluções oferecidas pela Plusoft, que é uma das maiores empresas de Human Experience (HX)

Somos especialistas na fabricação, no desenvolvimento e na implementação de softwares de solução omnichannel de CRM para todos os mercados e dispomos de uma plataforma com inúmeras funcionalidades que poderão atendê-lo nas mais diversas frentes.

Se você deseja aprender mais sobre temas relacionados ao remarketing, temos um material que vai te ajudar:

new RDStationForms(‘ebook_jornada-cliente-como-elaborar-f85b9becba5b07ceabe5’, ‘UA-12966166-1’).createForm();

NRF 2025: fique por dentro de tudo o que rolou

NRF 2025: as primeiras impressões do maior evento do varejo global