Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

21/10/2021 | Plusoft

Micro e poderosos. Como localizar microinfluenciadores online?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Os micro-influenciadores são como nós. Possuem paixões, identificam-se com algum ou mais grupos, delimitam suas preferências e utilizam as mídias sociais para se comunicar e para se relacionar.

O que, talvez, não sejam como nós, é quando conseguem transformar suas paixões em um modo de vida, em assunto corrente nas suas conversas nas redes sociais, e no momento em que se dedicam a criar conteúdos que aproximam e inspiram as pessoas que se identificam com as mesmas paixões.

Quem são os microinfluenciadores?

Nada de caminhar pelo tapete vermelho, de contratos milionários, de capas nos tablóides nacionais e internacionais falando do seu último caso amoroso. Eles não são celebridades, são microinfluenciadores.

São pessoas ativas nas redes sociais e que se tornam relevantes naquilo que gostam muito, dentro da sua microcomunidade. Ao contrário das celebridades e dos macro-influenciadores, transparecem um senso de pertencimento a microcomunidades mais genuíno, mais forte e mais legítimo.

Os microinfluenciadores travam uma proximidade maior e mais orgânica com a sua audiência do que as celebridades. Entretanto, o seu alcance é menor. Afinal, micro-influenciar, requer ser mais específico e qualitativo no tema em que se é autoridade (no caso do micro-influenciador, no tema que gosta).

Passo a passo para acertar na busca dos microinfluenciadores

O fato de terem números menos expressivos do que as celebridades faz da busca por microinfluenciadores um desafio quase artesanal, que passa por:

Definir o assunto

A paixão, o objeto, o micro-tema da influência. Por exemplo: Yoga é um tema. Ashtanga Yoga é um micro-tema.

Desenhar a árvore do micro-tema

Utilize um mapa mental e construa o cenário do micro-tema, com palavras-chave que expressem o ambiente, o contexto e as características dele. Esta árvore vai ajudar você a compor a nuvem de busca.

Defina os critérios para a seleção dos microinfluenciadores

Prepare a planilha de Excel e aponte o que é mais importante para a sua marca. Autoridade, periodicidade, mix de canais, aderência à marca e audiência são alguns dos critérios que você pode estabelecer para classificar os seus influenciadores.

Defina o script de busca

Seja para a busca automatizada ou para a manual, você terá que definir as palavras-chave e os filtros, como: quantidade de seguidores, volume de postagens, contexto, etc. Se souber a linguagem booleana de busca, ainda melhor.

Automatize a sua busca

Com a busca automatizada você pode encontrar mais pessoas e confeccionar uma lista inicial de microinfluenciadores. Algumas ferramentas que você pode utilizar: plusoft SocialBuzzSumoCrimson HexagonSprinklr são algumas.

Busque dentro de “casa”

Seus microinfluenciadores podem estar muito próximos. Na busca automatizada ou manual, não esqueça de incluir os canais da marca. Você pode ter uma feliz descoberta.

Ative a sua rede

A boa e velha recomendação, o “quem indicar pessoas assim, assim, assado” é uma forma de complementar a busca por microinfluenciadores. Tenha cuidado para especificar o perfil que procura. Do contrário, terá uma leva de interessados no assunto e não influenciadores.

Agora é olhar a lista gerada final com um senso apurado analítico e iniciar o contato com os mais aderentes a sua estratégia de marca ou campanha. Sucesso!