Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

15/10/2021 | Plusoft

Marketing de influência: saiba como sua empresa pode se beneficiar

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você sabia que até grandes emissoras de TV utilizam o marketing de influência para analisar nichos, descobrir as personalidades que mais engajam o público nas redes sociais e, com essas informações, priorizar a participação delas em seus programas?

Ignorar a importância dos profissionais que produzem conteúdo e que geram repercussão nas redes sociais, em maior ou menor grau, é manter-se na contramão de um mercado crescente e que, quando as estratégias são corretamente aplicadas, geram altos retornos para a empresa.

Conseguiu entender um pouco da importância do marketing de influência? Para saber mais sobre essa estratégia de comunicação, seus benefícios e como aplicá-la nos negócios, continue a leitura e fique por dentro!

O que é o marketing de influência?

Marketing de influência é uma das estratégias utilizadas dentro do marketing, que consiste na criação de pontes entre uma empresa e o público-alvo por meio da produção de conteúdo de personalidades influentes, que atuam como mediadoras dessa relação. 

Apesar de esse assunto ter se tornado ainda mais discutido nos tempos atuais, o marketing de influência já existe há um bom tempo, como com a contratação de celebridades para anunciar produtos de limpeza, bebidas alcoólicas, cigarros etc. Nesse sentido, era comum a presença de artistas e modelos

Com o avanço da internet, mais pessoas tiveram acesso a plataformas de comunicação e, ao longo dos anos, surgiu um mercado gigantesco formado tanto pelos criadores de conteúdo como por empresas e profissionais que assessoram ou auxiliam em contratos com marcas que desejam conectar a influência dessas pessoas com seu produto ou serviço.

Quem são os criadores de conteúdos?

Também conhecidos como influenciadores, essas pessoas são líderes de opinião que, ao compartilhar seus conteúdos nos mais variados formatos — nas redes sociais podem ser vídeos, imagens, textos — e linguagens, ganham a confiança do público e incentivam as pessoas a realizarem determinadas ações.

Isso pode ocorrer com um menor impacto e em comunidades reduzidas, como é o caso dos nano influenciadores: pessoas com até 1 mil seguidores em suas redes; mas, em contrapartida, possuem um engajamento tão grande com esse público que são capazes de gerar impactos significativos na estratégia de uma marca.

E também existem criadores de conteúdo cuja influência é bem mais significativa, atingindo pessoas de diferentes cidades, estados, regiões ou países.

Exemplos disso são os influenciadores digitais Whindersson Nunes, com mais de 50 milhões de seguidores apenas no Instagram, e a cantora e ex-BBB Juliette, com 32,5 milhões de seguidores na mesma rede.

Essas duas personalidades atuam no mercado de entretenimento e por meio da produção de conteúdo, como vídeos e postagens escritas, criam uma legião de fãs que confiam nas opiniões emitidas. O que se torna uma oportunidade valiosa para que empresas, dependendo do produto ou serviço vendido, fechem contratos e utilizem esses ou outros influenciadores como “rostos propaganda” da sua marca.

Quais os benefícios do marketing de influência?

Como foi possível notar, o investimento na área é uma ação que, quando bem planejada, pode render bons frutos e favorecer ainda mais uma marca nas redes sociais. Entenda sobre os benefícios a seguir.

Otimiza a percepção da sua marca

Para além de conquistar novos clientes e seguidores, a marca também precisa investir no maior reconhecimento e na melhor percepção do público sobre o produto ou serviço que vende.

É o que ocorre com marcas mais famosas e que são facilmente identificadas por diferentes tipos de público; como o Bombril, cujo nome muitas vezes é utilizado para substituir a esponja de aço.

Desse modo, associar sua marca com a de um influenciador, seja de forma pontual ou tornando esse pessoa uma embaixadora da marca, pode aumentar a visibilidade do seu negócio e, por meio da parceria com uma pessoa que tem autoridade com o seu público, transmitir para o seu negócio um pouco da percepção positiva que essa pessoa tem.

Eleva a confiança na marca

Não é incomum encontrar clientes decepcionados com os produtos ou serviços adquiridos por uma marca, além daqueles que desconfiam de compras pela internet. Diante disso, fazer parceria com influenciadores é uma maneira de aumentar a confiança do público com o que a empresa oferece.

Isso porque, no marketing de influência, o influenciador ser percebido pelo público como alguém próximo e de confiança, o que traz credibilidade para as opiniões transmitidas, muitas vezes, com resultados mais positivos do que ações mais “tradicionais”, como a compra de espaços publicitários.

Ainda tem dúvidas? Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostra que conteúdos produzidos pelos influenciadores podem gerar 11 vezes mais resultados do que os divulgados em campanhas tradicionais, o que evidencia a importância de investir nesse tipo de estratégia. 

Alcance o público certo

As campanhas nas redes sociais, especialmente as que utilizam influenciadores digitais mais segmentados e com um público específico, possibilitam alcançar o público-alvo ideal das marcas, o que representa um maior retorno sobre o investimento.

A partir do uso das redes sociais, que fornecem métricas e permitem campanhas segmentadas de acordo com a localização geográfica, público, orçamento etc., é possível entender qual público tem maior probabilidade de adquirir o seu produto ou serviço e, com base nessas informações, escolher um influenciador mais indicado para transmitir a mensagem certa para o seu negócio.

Como avaliar os resultados do marketing de influência?

A mensuração dos resultados é uma medida indispensável para analisar o andamento da parceria com os influenciadores. Assim, é preciso fazer a avaliação de acordo com os objetivos da campanha, que pode ser reconhecimento de mercado, vendas, conversões, tráfego para site, alcance etc.

Quanto a isso, algumas das principais métricas utilizadas para medir o resultado do marketing de influência são:

  • impressões;
  • visualizações;
  • compartilhamento;
  • menções;
  • tempo no site;
  • seguidores ganhos.

Além disso, a recomendação é que você tenha cuidado com as métricas de vaidade, como número de curtidas, comentários e seguidores. Elas, de maneira isolada, podem não significar necessariamente um resultado positivo e devem ser avaliadas em conjunto com outras e de modo constante.

Para que o marketing de influência tenha sucesso, é indispensável contar com o trabalho de uma equipe que atue em diferentes frentes para garantir o alinhamento com tendências e demandas do mercado e do público.

Gostou do nosso conteúdo e quer continuar atualizado sobre as tendências do marketing de influência? Continue acompanhando nossos conteúdos!