Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

14/12/2021 | Plusoft

CRM para varejo – Como escolher a melhor opção para o seu negócio

LinkedInFacebookTwitterEmail

A forma como você lida com os clientes em sua loja, seja ela física ou virtual, afeta diretamente suas vendas e seu crescimento. À medida que sua base de clientes aumenta, também é necessário investir em ferramentas melhores para facilitar sua gestão. Uma das mais recomendadas aqui é um software de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês) para varejo.

Se você ainda não conhece um CRM, saiba que ele é indispensável para promover o melhor contato com o público. Se quiser entender melhor sua importância, acompanhe!

O que é o CRM?

O Customer Relationship Management, ou CRM, é um software de gestão voltado para o relacionamento com seus clientes. Esse programa é usado para armazenar e organizar todas as informações do seu público, além de facilitar o acesso de toda a equipe a esses dados.

A ideia desse recurso é centralizar ao máximo as informações que você precisa para fazer o trabalho de vendas e facilitar a coordenação da equipe para obter melhores resultados, além de personalizar o atendimento ao cliente, já que o histórico das interações fica registrado no sistema.

Quais benefícios ele traz?

Adotar um CRM no varejo é um excelente investimento para aprimorar seus negócios. Algumas das principais vantagens que ele oferece são:

1.     Melhor atendimento ao público

Ao fazer o melhor gerenciamento do perfil de cada cliente, você pode responder a cada um deles com mais eficiência. Por exemplo: se um lead já entrou em contato para obter outras informações e já possui um cadastro parcial, o próximo profissional pode dar continuidade ao atendimento ao cliente sem dificuldades, ou mesmo entrar em contato com o consumidor de forma proativa. Essas pequenas otimizações e eliminações de erros no dia a dia já contribuem bastante para a experiência do público.

2.     Dados mais organizados

Uma das principais dificuldades que muitos negócios possuem para manter um relacionamento com seus clientes é a falta de organização. Dados são registrados em planilhas, arquivos ou em papel sem muito critério, o que os torna mais propensos a erros e dificulta futuras análises.

O CRM para varejo inclui uma série de recursos para organizar esses dados. Primeiramente, eles ficam armazenados no mesmo local, então não há risco de duplicação. Além disso, é possível filtrar qualquer informação com base em diferentes critérios, facilitando a aplicação desses dados para tomar decisões.

3.     Agilização de tarefas

Se um atendente leva muito tempo para conferir informações sobre um cliente, então esse consumidor tem que esperar mais antes de terminar seu pedido e fazer a compra. Da mesma forma, se for muito difícil reunir dados de vendas, então será mais complicado traçar um perfil para seu público, organizar a reposição de estoque, avaliar o desempenho de cada produto etc. O CRM permite que todo esse trabalho seja concluído com mais rapidez e eficiência.

Como escolher o melhor CRM para varejo?

Assim como qualquer outra solução de software, um CRM também precisa ser avaliado com cuidado para ser escolhido corretamente. Veja aqui alguns recursos e funcionalidades que você deve procurar ao fazer sua escolha:

1.     Integração com outras ferramentas

Se o seu varejo já possui algum tempo de atuação, então é provável que tenha outras ferramentas de gestão já em uso. Se o CRM não for compatível com elas, então seria necessário se livrar delas e instalar uma série de novos recursos para começar a usá-lo.

Existem contextos em que as ferramentas antigas são antiquadas e teriam que ser removidas de qualquer forma. Mas, se esse não for o caso, então seu novo CRM deve ser compatível com outras ferramentas de gestão, de modo que todas possam ser usadas juntas para otimizar seu trabalho.

2.     Perfil mais aprofundado do cliente

Uma lista de nomes e contatos não é suficiente para uma análise completa do seu público. Por isso que, hoje em dia, o ideal é ter um CRM para varejo que inclua o máximo possível de informações relevantes sobre cada lead.

Além disso, esses dados precisam ser mostrados de forma clara, o que permite uma avaliação mais profunda do perfil do cliente. Algo que vai ajudar bastante na hora de realizar o pós-atendimento, por exemplo.

3.     Segmentação do público

Junto com a possibilidade de analisar o público, o CRM também facilita o trabalho de segmentação desses perfis. Um bom CRM permite que você classifique seu público em diferentes categorias, como o estágio na jornada de compra, tipo de produto consumido, nível de fidelidade, localidade, entre outros critérios que serão mais úteis para definir estratégias de marketing e o direcionamento do seu negócio.

4.     Histórico de atendimento

Com muitos clientes, o processo de atendimento não é finalizado com uma única visita ou ligação. Nesses casos, além de estar presente para responder dúvidas, também é necessário analisar o histórico desse lead dentro da empresa. Para isso serve o seu histórico de atendimentos.

Um histórico permite registrar facilmente cada contato, quem o fez, com que propósito e qual foi o resultado. A partir disso, pode definir se o ideal é esperar pelo cliente, entrar em contato proativamente, etc.

5.     Agenda e lembretes

No caso do pós-atendimento e de clientes de alto valor, o CRM também pode incluir uma funcionalidade de agenda, onde você toma nota de cada atendimento e já marca imediatamente o próximo contato. Algo muito útil para toda a equipe se manter organizada e não ser pega desprevenida.

Como as ferramentas da Plusoft podem ajudar as empresas de varejo a fidelizar clientes e aumentar as vendas?

Se você está em busca de um CRM para varejo de alta qualidade, então precisa conhecer as soluções de atendimento e gestão da Plusoft. Além de um banco de dados para registrar informações do seu público, você também vários outros recursos de atendimento.

Temos soluções para desenvolvimento de chatbots com inteligência artificial (plusoft AI), campanhas de marketing com ferramentas de ciência de dados (plusoft DTM) e de monitoramento digital (plusoft Social), entre outras plataformas que ajudam não apenas a obter mais leads, mas também a focar naqueles que possuem mais valor.

Nossos produtos também são adaptados de acordo com o segmento de mercado em que você se enquadra. Possuímos recursos feitos especificamente para quem atua na área de varejo.

Para alcançar melhores resultados, é importante utilizar a tecnologia a seu favor. Seja para melhorar os processos internos, os produtos ou o contato com o cliente.

Se você está interessado em encontrar a solução ideal de CRM para varejo, entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas ferramentas e como podemos te ajudar na superação do seu desafio de negócio!