O sistema bancário passou por uma revolução nos últimos anos, transferindo processos cheios de camadas para a doção de soluções menos complicadas e mais resolutivas.
Os bancos digitais, principalmente, trouxeram uma nova perspectiva para o cliente, que agora não precisa enfrentar grandes filas e atendimentos em horários restritos e pouco funcionais. Além de contar com áreas distintas para resolver os problemas encontrados durante o uso da conta.
Essas mudanças têm por objetivo fornecer ao cliente um atendimento mais preciso e assertivo, que solucione os problemas com pouca burocracia e se reaproxime da marca que passa a oferecer uma boa experiência.
Dentre as novas ferramentas que impulsionam o trabalho do setor financeiro, as assistentes virtuais são um dos recursos mais presentes e reconhecidos pelos clientes. Mas você conhece todos os benefícios vindos do uso desse produto?
Entenda como as assistentes virtuais fazem parte dessa automação bancária e da revolução dos processos do setor financeiro, além dos seus principais benefícios, continue lendo o conteúdo e aproveite!
A importância das assistentes virtuais na automação bancária
A virada de chave que aconteceu no setor financeiro, principalmente com os bancos, foi a adoção do customer centric, estratégia que coloca o cliente no centro das ações e decisões, aplicando o que é melhor para a sua experiência.
Com a implementação das assistentes virtuais, os bancos puderam perceber mais de perto os desejos e necessidades do público, atuando de forma mais ativa e eficiente, oferecendo soluções que estão dentro do perfil traçado.
A automação bancária também pode ser utilizada para tarefas como:
- informar sobre transações;
- oferecer conteúdos para melhorar o conhecimento financeiro;
- proporcionar tomadas de decisões mais conscientes do uso do dinheiro;
- enviar datas de vencimento, códigos de barras;
- serviços mais comuns.
Toda essa otimização proporciona o melhor relacionamento com o cliente, criando uma relação próxima, de confiança e saudável, elevando as taxas de fidelização e retenção e até mesmo a escalabilidade do negócio.
Tarefas que assistentes virtuais realizam para bancos
Com o intuito de atender às constantes mudanças no perfil e as necessidades do consumidor atual, que está imerso em um universo tecnológico, cheio de plataformas ágeis, os bancos digitais iniciaram a transformação digital no setor financeiro, intensificando a automação bancária.
Diversas tarefas foram otimizadas e melhoradas com o uso da inteligência artificial (AI), machine learning, entre outras ferramentas que são testadas e utilizadas nesse mercado. Veja algumas delas:
Abertura de conta on-line
Antigamente, para se abrir uma conta em um banco era necessário tirar cópias dos documentos, juntar com outras documentações e ir até uma agência para poder iniciar o processo de abertura de conta. Mas, isso não é mais necessário!
Com a automação bancária e o surgimento dos bancos digitais, o processo leva poucos minutos, enviando fotos de comprovantes e documentos, selecionando as melhores datas para vencimento de fatura, entre outros dados solicitados, tudo de forma remota.
E, além de disponibilizarem acesso virtual a cartões, se desejar um cartão físico, ele é enviado e em poucos dias é entregue na casa da pessoa, sem que precise se deslocar para uma agência, pegar senha e esperar em uma fila.
Atendimento em qualquer dia e horário
As assistentes virtuais estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana, o que proporciona mais comodidade para o cliente, que pode tirar dúvidas e resolver problemas em qualquer momento do dia, basta acessar o aplicativo e enviar sua dúvida.
Como mencionado anteriormente, com a ajuda de ferramentas como inteligência artificial e machine learning, o bot está apto para enviar códigos, desbloquear cartões, informar melhores práticas, aumentar o limite dos cartões de crédito e outras infinitas possibilidades.
Essa prática transmite modernidade e praticidade para o consumidor, já que com a automação bancária pode contar com um atendimento eficiente e seguro para solucionar os mais diversos contratempos que surgirem durante a utilização da sua conta.
Efetuar transações e administração da conta
Não é mais necessário ir até o caixa eletrônico para fazer uma transferência, verificar saldo ou realizar alterações na conta. Isso pode ser realizado com a ajuda da assistente virtual, que não só facilita o processo dessas transações como emite alertas para movimentações suspeitas.
Em poucos minutos é possível transferir ou receber dinheiro, administrar e alterar dados, impor limites e até mesmo bloquear uso dos cartões, reportar fraudes e abrir algum chamado mais específico. Tudo isso com muita segurança e agilidade, mas sem burocracia.
Proporcionar essa autonomia para o cliente é um passo importante para o setor financeiro, que está conquistando cada vez mais o público e garantindo que novos processos aconteçam. A automação bancária proporcionada pelos bancos digitais é só o início dessa jornada.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades do mercado? Siga o perfil da Plusoft no Instagram e acompanhe tendências de human experience (hx), tecnologia e inovação de diferentes setores.