A gamificação vai muito além de estabelecer metas que devem ser atingidas pelos colaboradores e recompensá-los por meio de uma dinâmica de pontos. É um conjunto de ações que tem como objetivo utilizar abordagens mais lúdicas para aprimorar o desenvolvimento e o engajamento das equipes.
Essa técnica incentiva não só o desenvolvimento pessoal como também o profissional como garante o aumento da produtividade e da motivação das pessoas, ao implementar diferentes abordagens de acordo com o nível de preparo e a adesão do time com a nova estrutura.
Mas a dúvida que pode surgir é: como criar ações de gamificação na empresa de forma assertiva e eficiente? Para solucionar essa questão, preparamos alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de iniciar a implementação dessa metodologia:
- Defina os objetivos
Como gamificar os processos da sua empresa sem antes entender qual é o motivo por trás da implementação dessa técnica? Por isso, é preciso definir quais são os objetivos iniciais a serem atingidos para, depois, estabelecer prazos e definir a dinâmica.
Essas definições podem variar, como: treinamento das equipes de atendimento, motivar a equipe comercial, melhorar as taxas de vendas, onboarding de novos funcionários, entre outros.
- Aprofunde-se no perfil do público com quem falar
Para entregar uma experiência fluida, satisfatória e principalmente efetiva, é importante se aprofundar e conhecer o seu público-alvo e quais são suas principais necessidades, dúvidas, limitações e expectativas.
Aspectos como trilha de aprendizagem, formatos dos conteúdos e a linguagem utilizada se transformam em insumo para decidir como gamificar com eficiência cada fase desse processo.
- Estabeleça regras claras
Os colaboradores precisam entender como funciona esse novo método e, por isso, estabelecer regras claras e deixar o passo a passo transparente para o time é um grande fator para atingir o sucesso.
É preciso entender o caminho a ser percorrido e as principais razões para chegar cada vez mais longe e quais atitudes podem resultar no insucesso da trajetória que está sendo construída.
- Crie um fluxo assertivo de atividades
A ideia da gamificação é tornar a jornada de aprendizagem e desenvolvimento mais atrativa e prazerosa, certo? Para isso, é importante criar um fluxo de atividades que seja coeso e demonstre o progresso de forma clara, motivando a audiência a seguir em frente.
Quanto mais simples e preciso for esse fluxo das atividades, maior é o aproveitamento de quem realiza cada uma delas ao longo do seu processo de desenvolvimento.
- Realize feedbacks
Como gamificar o processo significa desenhar fases, jornada, os desafios e definir as recompensas, é preciso acrescentar em cada uma dessas etapas o feedback, uma parte muito importante e necessária.
É a partir dessa conversa que o profissional consegue identificar toda a sua evolução, quais são suas dificuldades e estipula novos desafios e metas para conquistar. Por isso, em cada mudança de nível, conquista ou desbloqueio de novas fases, incentive o gestor a bater um papo com o time.
- Não se esqueça das recompensas!
Um dos tópicos mais aguardados por quem está trilhando a jornada da gamificação com certeza é a recompensa. Essa é uma parte importante e significativa, que mostra o comprometimento da empresa com o colaborador.
Portanto, desenhe uma dinâmica de premiações, defina atividades como sorteios e troca de pontos para reconhecer o esforço e a dedicação de quem tem atingido bons resultados.
Nesta fase, é importante pensar em uma divisão de grupos para que ninguém se sinta desmotivado e todos tenham a possibilidade de ganhar seus prêmios de acordo com a evolução.
Se você ainda ficou com dúvida de como gamificar a sua empresa, temos um conteúdo completo sobre jogos de gamificação e seus principais benefícios aqui no site. Corre para conferir neste link e comece o quanto antes a engajar os seus colaboradores!