De que forma você mais se comunica no seu dia a dia?
Não há dúvidas de que, hoje, nossos meios de comunicação são extremamente diferentes de, por exemplo, dez anos atrás. As mensagens de texto foram ganhando um espaço significante, lá pelos anos 2000, e se consolidaram como o principal meio de comunicação.
E por que esse “novo” formato ganhou tanta força?
Bom, certamente você já se pegou em uma situação em que não pode atender a uma ligação, então é só silenciar e enviar uma mensagem: “Não consigo atender agora. Te ligo depois!” ou até mesmo apenas rejeitar a ligação e falar no WhatsApp. Quem nunca?
A opção de poder responder às mensagens num tempo mais adaptado à sua realidade conquistou de vez o coração de todos e o WhatsApp se tornou a principal plataforma de comunicação.
Segundo matéria do Canaltech, o WhatsApp é o principal canal de comunicação para 86% dos negócios no Brasil. O levantamento ouviu mais de 1.700 empresas de diferentes portes, segmentos e regiões: 66% dos adultos online concordam que a mensagem é a maneira preferida de se comunicar com uma empresa; 74% deles dizem que se sentem mais conectados com uma empresa quando podem conversar diretamente com a marca.
Hoje, quando o consumidor consegue falar diretamente com a empresa, do mesmo jeito que ele se comunica com qualquer outra pessoa, a marca gera um estreitamento de laço, pois a facilidade da comunicação é um dos principais motivos pelo qual o cliente garante sua fidelidade: a comodidade que o WhatsApp proporciona à sua rotina! É lá que os seus clientes podem obter um atendimento rápido e personalizado, em vez de passar cerca de 20 minutos (ou mais) em espera nos chats de aplicativos.
Em 2023, 71% dos consumidores que responderam a uma pesquisa, disseram preferir se comunicar com as marcas através do WhatsApp. Em 2024, esse número cresceu para 80%. E isso faz muito sentido quando pensamos, por exemplo, nas redes sociais que apresentam um maior percentual de lealdade do público — por falta de espaço nos smartphones, há um número alto de desinstalação de apps —, ficando o WhatsApp com 99% de retenção.
Pensando com a cabeça do consumidor, as vantagens de usar o WhatsApp para os negócios são inúmeras. Dentre os principais benefícios que essa função pode trazer para as empresas, temos:
-
Interação em tempo real: a agilidade na comunicação, para o consumidor, é essencial. Quando ele entra em contato com a sua marca, ele espera ser respondido o mais rápido possível, mesmo que ele mesmo demore a retornar. Com essa função, as empresas podem responder a perguntas, enviar informações e até fechar vendas diretamente pelo WhatsApp;
-
Comunicação centralizada: todas as interações ficam organizadas em um único canal, facilitando o acompanhamento e a gestão do relacionamento, mantendo um histórico completo — fundamental para entender melhor o cliente e oferecer o que ele precisa;
-
Adaptação às necessidades do cliente: os clientes valorizam um atendimento que seja simples, rápido e acessível. Utilizando o WhatsApp, as empresas podem oferecer exatamente isso, criando uma experiência de compra mais fluida e agradável;
-
Satisfação e fidelização: a facilidade de comunicação e a possibilidade de resolver tudo o que precisa, sem sair de casa, fazem com que o cliente se sinta mais à vontade. Isso não só aumenta as chances de compra, mas também contribui para a fidelização do cliente.
Quer saber mais sobre como o WhatsApp pode fazer toda a diferença na jornada do seu cliente? Fale com a gente!