Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

23/12/2022 | moustache

Livros e roupas devem ser os itens mais adquiridos no Natal de 2022, segundo relatório de consumo da plusoft Social 

LinkedInFacebookTwitterEmail

Plataforma coletou mais de 99 mil menções públicas feitas no Twitter para gerar um retrato de tendências de consumo para a data  

São Paulo, 20 de dezembro de 2022 – Roupas, como calças, camisetas e vestidos, são os itens mais comentados em postagens relacionadas ao feriado de Natal, que acontece no dia 25 de dezembro. Os dados são do relatório de consumo produzido pela plataforma de social listening plusoft Social, que reuniu mais de 99 mil menções sobre a data, postadas de forma pública na rede social Twitter entre os dias 6 de novembro e 6 de dezembro de 2022. 

Segundo levantamento, foram publicadas 8.779 postagens mencionando a compra de roupas para uso ou presente. Desse total, 1.655 mensagens mencionavam a varejista chinesa Shein, enquanto 1.195 postagens citavam a marca de calçados Kenner e 475 publicações falavam sobre a também varejista C&A. 

A aquisição de livros ocupa o segundo lugar na tabela de produtos mais comentados no período anterior ao Natal, com 2.050 menções relacionadas ao tema. Assim como ocorreu no estudo realizado pela plusoft Social para identificar tendências de compra para a Black Friday, muitos usuários citavam o e-reader Kindle em suas publicações relacionadas ao tema. 

A terceira posição da lista de desejos de compras ficou com itens de decoração, com 993 menções. Aparelhos de TV (716) e celulares (518) completam o top cinco. 

“Nos últimos anos, vimos uma tendência forte de compra de produtos eletrônicos e celular. Agora, vemos uma mudança no comportamento do consumidor comentando bastante sobre roupas e livros. Interessante também notar que mais da metade das capturas identificou a palavra presente, o que endossa a intenção de compra para familiares e o consumo nessa época do ano”, avalia Bruno Alves, vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft. 

Entre mimos e economias 

A pesquisa também identificou 53.903 menções relacionadas ao termo “presente”, dado que vai ao encontro da pesquisa divulgada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontando que mais da metade dos brasileiros (51,1%) deve presentear alguém neste final de ano. 

A análise feita pela plusoft Social também indicou que 18.830 realizaram postagens mencionando que pretendem comprar produtos para o Natal. A redução na intenção de compra em comparação com o desejo de presentear acompanha outra tendência já vista na Black Friday: a de que o número de produtos adquiridos para essa data seja menor do que o registrado no ano passado.