Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

02/05/2022 | Plusoft

4 estratégias para reduzir o turnover na empresa

LinkedInFacebookTwitterEmail

Não é novidade que ter uma alta rotatividade de funcionários e um nível elevado de demissões traz para a empresa alguns pontos negativos. Por isso, é importante investir em estratégias para reduzir o turnover. 

O turnover é uma das taxas que avaliam a qualidade e a saúde organizacional. Quando essa taxa está elevada, é preciso investigar quais são os fatores que levam à essas mudanças e como fazer para melhorar esse cenário.   

Reduzir o turnover de colaboradores proporciona maior economia, melhor aproveitamento das habilidades dos profissionais e mantém por perto pessoas que já foram treinadas de acordo com o modelo da companhia e conhecem as regras.  

Se a sua empresa tem enfrentado dificuldades em lidar com a entrada e saída de colaboradores e precisa de ajuda para identificar as razões e propor soluções efetivas, veja as dicas abaixo. Boa leitura! 

O que pode causar turnover? 

Há diferentes causas que resultam em um alto turnover, desde pontos internos até externos, que não são controláveis e exigem uma boa administração para serem superados. Por esse motivo, é preciso entender o que impacta a empresa e explorar a fundo esses pontos. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 24 mil respondentes sobre os motivos pelos quais essas pessoas procuram novas oportunidades, a busca por uma melhor perspectiva na carreira é citada por 28,3%; outro ponto relevante é o salário mais atrativo, em que 22,6% preferem mudar de emprego a negociar com seus atuais gestores. 

Podemos ainda citar outros motivos que, ao se acumularem, tornam-se empecilhos e impedem o profissional de permanecer na empresa: 

  • Falta de qualificações e treinamentos; 
  • Benefícios pouco atrativos ou compatíveis às necessidades; 
  • Problemas com a gestão e os colegas; 
  • Clima organizacional ruim; 
  • Rotina pouco dinâmica; 
  • Excesso de demandas e estresse. 

Pensando em melhorar o ambiente de trabalho e, assim, diminuir o fluxo de demissões, apresentamos algumas dicas que podem ser muito úteis na resolução desse problema. Confira! 

Conheça 4 estratégias para reduzir o turnover  

É preciso pensar em diferentes formas e estratégias para reduzir a taxa de turnover do negócio e melhorar o relacionamento com o público interno.  

Um fator que é preciso ter em mente: não é só a parte financeira que deve ser repensada, mas as dinâmicas, a proposta de trabalho, o clima organizacional e o ambiente como um todo. Afinal, uma boa experiência corporativa é construída em diversas camadas. 

Veja as estratégias que podem auxiliar na redução do turnover, trazendo o colaborador para perto e melhorando o engajamento da equipe: 

  1. Construa e ofereça um bom plano de carreira  

Criar um plano de carreira claro e objetivo, que seja de fácil entendimento para todos é um grande divisor de águas. Isso porque a criação desse projeto alinha as expectativas entre o que a empresa pode oferecer para que o profissional se desenvolva e, por parte do colaborador, até onde é possível e válido seguir.  

Dessa forma, fica mais visual o percurso que será percorrido para garantir a ascensão profissional e o atingimento dos objetivos, podendo traças bons planos e focar no desenvolvimento das competências necessárias. 

  1. Oferte benefícios bons e reais  

Neste ponto, o mais importante é fazer uma pesquisa e entender as reais necessidades do seu público interno e como supri-las da melhor forma. Os benefícios flexíveis são uma novidade que chegaram para melhorar essa oferta e facilitar para as empresas. 

Mas, o crucial é fazer com que o colaborador se sinta realmente valorizado e beneficiado com o que está sendo ofertado pela empresa, já que atualmente vale alimentação e convênio não são considerados diferenciais. 

Esse é um tópico que pode fazer que o negócio ganhe notoriedade no mercado e eleve seu diferencial competitivo, atraindo a atenção de bons talentos disponíveis para novas oportunidades. 

  1. Invista no clima organizacional e na comunicação interna 

As novas gerações têm expectativas diferentes e estão acostumados com um ritmo mais acelerado, ambientes descontraídos e colaborativos e prezam por sua autonomia e desejam ter poder de decisão, se impondo ao que acham correto. 

Portanto, o clima organizacional e a forma como os assuntos são tratados dentro da empresa tem um grande impacto na percepção do público interno quanto ao local em que trabalham.  

Promover bate-papos e palestras que incentivem a discussão saudável de temas valorosos, focar no bem-estar e posicionar a empresa em assuntos considerados importantes para as pessoas faz toda diferença no engajamento e na melhora do ambiente corporativo. 

  1. Promova treinamentos e prepare a liderança  

A liderança deve estar preparada para um novo comportamento vindo dos colaboradores, que são mais proativos, buscam por soluções e querem ser ouvidos, além de prezarem por sua autonomia, então, prepará-los é interesse e preciso. 

Os profissionais também devem se sentir apoiados em seu desenvolvimento. Sempre que possível, ofereça bons treinamentos que agreguem valor e tragam informações que serão positivas para a execução de novas atividades e habilidades. 

A empresa deve estar atenta aos pequenos detalhes que influenciam no dia a dia do colaborador e impactam não só o clima organizacional, mas o desempenho e a performance do negócio. Portanto, pensar em formas de trazer mais integração entre os colaboradores, garante muitos benefícios, dentre eles reduzir a taxa de turnover na empresa. 

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e receba as últimas tendências e novidades sobre human experience (hx), tecnologia, inovação e do mundo corporativo. Não fique de fora e atualize-se sempre!