Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

07/05/2021 | Plusoft

Por que as soft skills são fundamentais no mercado de trabalho?

LinkedInFacebookTwitterEmail

As soft skills, ou habilidades comportamentais, estão se tornando cada vez mais um fator diferencial no desenvolvimento de equipes de alta performance.  

Capacidades técnicas ainda são importantes, mas devido às mudanças no ambiente corporativo, a concorrência por melhores resultados e a busca por mais eficiência, espera-se dos profissionais de hoje capacidades que estão além do que é ensinado em sala de aula. 

Nos últimos dez anos o comportamento profissional, dentro da empresa, tem se tornado um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de um projeto. As soft skills são parte do comportamento de cada um, estando ligadas à maneira de pensar e de agir. 

As soft skills estão relacionadas com o autoconhecimento e com a Inteligência Emocional, conceito desenvolvido e estudado pelo psicólogo Daniel Goleman. Desenvolver um é automaticamente trabalhar o outro.  

Para quem já tem experiência de vida e possivelmente já passou por várias situações para solucionar seus problemas, é mais fácil trabalhar e entender como desenvolver melhor as soft skills. 

O mercado corporativo hoje 

Devido ao alto desenvolvimento tecnológico, especula-se que muitos empregos vão desaparecer nos próximos anos. Além disso, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria dos cargos devem mudar. 

Dependendo do cargo de atuação, algumas características serão mais importantes do que outras. Mas no geral existem capacidades relativas a todas as profissões e esperadas para qualquer profissional. 

Independente de qual caminho que um profissional pense em seguir é preciso, antes de tudo, se conhecer bem. O Autoconhecimento facilitará a compreender melhor o que é preciso melhorar e saber em qual soft skill focar mais. 

Soft skills hoje 

Para impulsionar performances e melhorar os resultados de uma equipe é importante se atentar a alguns aspectos, como: 

Comunicação: a comunicação é parte fundamental do desenvolvimento humano e hoje, nas empresas, ganha mais importância. Saber se comunicar e transmitir informações são importantes para que sejam evitados confusões e atrasos. 

Colaboração: aprender a trabalhar em equipe, buscando ajudar a todos que estão em volta é importante para o sucesso de todos. Muitas empresas buscam pessoas capazes de trabalhar bem em grupo para consolidar um ambiente mais harmônico. 

Aprendizagem: querer aprender sempre é fundamental para quem quer estar atualizado com as novas demandas de mercado. É preciso que o colaborador esteja um passo à frente e não esperar surgir uma oportunidade para voltar a estudar. 

Boa gestão: saber liderar uma equipe é bem complicado. Por isso, saber delegar funções, definir prioridades que ajudem a otimizar o tempo é fundamental para um cargo de gestão. 

Trabalhar sob pressão: no dia a dia nos deparamos com as mais variadas situações. Manter-se calmo e ter a capacidade para resolver problemas, encontrando soluções viáveis e eficientes faz parte do que é esperado em muitos profissionais nos dias de hoje. 

Pensamento positivo: ter pensamentos positivos e não desanimar, achando que algo dará errado é importante para realizar uma tarefa. Pensar positivamente ajuda a manter um grupo motivado e focado na resolução de um problema. 

Pensamento no futuro 

A capacidade técnica nunca deixará de ser importante, por isso é importante estudar sempre que possível, mas sem se esquecer de trabalhar as habilidades sociais e comportamentais.