Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

31/03/2021 | Plusoft

Saiba como uma plataforma EAD pode melhorar o seu negócio

LinkedInFacebookTwitterEmail

Nos últimos anos, muitas instituições adotaram o uso de uma plataforma de ensino a distância (EAD) para potencializar suas atuações, mas você sabe por quê? O ensino a distância nos traz grandes vantagens que só a flexibilidade dele pode proporcionar. Por exemplo, lembra-se daqueles contratempos que temos ao tentar ajustar um horário para todos os profissionais de uma mesma equipe participarem de um workshop? Eles podem ser evitados.

É pensando em todo esse novo contexto de trabalho que trouxemos este conteúdo. Aqui, você compreenderá como uma plataforma EAD funciona e qual a sua importância para melhorar seu negócio e potencializar seu alcance.

Boa leitura!

Como funciona uma plataforma EAD para treinamento corporativo?

O sistema EAD se tornou muito comum no país, principalmente após 2020. Muitas empresas, mesmo receosas, investiram nessa modalidade e perceberam o quão funcional ela é. Além de apresentar uma flexibilidade maior para seus participantes, é também uma ferramenta que leva conhecimento de qualidade para os diversos setores de uma empresa, com um preço médio mais acessível que os cursos presenciais.

As plataformas que oferecem cursos a distância evoluíram muito nos últimos anos, principalmente para treinamentos corporativos. Eles estão mais dinâmicos, objetivos e, inclusive, trazem maneiras divertidas de aprender sobre diversos assuntos por meio de técnicas de gamificação.

Outro fator importante sobre o EAD é que, além do funcionário aprender novas técnicas, o próprio gestor poderá acompanhar o desenvolvimento das aulas e a evolução da equipe, auxiliando com o que for necessário ao assistir o aprendizado dos participantes. Afinal, os recursos são diversos:

  • personalização;
  • interatividade;
  • gestão de alunos, professores e outros usuários do plano;
  • provas e avaliações dinâmicas e funcionais;
  • bom suporte e comunicação com o aluno. 

Assim, quando uma corporação opta por levar conteúdos de plataformas EAD para seu corpo de funcionários, oferece uma oportunidade de crescimento para todos.

Quais as vantagens de uma plataforma EAD?

As vantagens do ensino a distância, por meio de uma plataforma completa para uma corporação, são muitas. Confira como essa ferramenta pode melhorar seu negócio e potencializar seus resultados!

Economia de custos

Quando um curso é oferecido por meio de uma plataforma EAD, vários custos são retirados da tabela, como reserva de espaço, deslocamento, comodidade dos funcionários ou, inclusive, a hora do café. Além do mais, terá a economia de tempo, pois não haverá necessidade de organizar um novo horário para todos, pensando na disponibilidade para ter a maior participação possível de funcionários. Todas essas questões geram gastos que não podem ser ignorados no orçamento da empresa.

Maior engajamento

Imagine conseguir ter a participação ativa de 100% do grupo selecionado? O EAD permite esse movimento, afinal, todos poderão fazer o seu horário e ter um aprendizado de qualidade. Com essa adaptação, a equipe, a partir de uma boa plataforma, se sentirá mais motivada a exercer suas tarefas no conteúdo educativo.

Além disso, dentro da empresa, os colaboradores poderão compartilhar seus novos conhecimentos com os colegas de trabalho, fator que propiciará o intercâmbio de experiências, etapa muito importante para uma aprendizagem corporativa bem sedimentada.

Flexibilização de acessos

Muitas empresas pedem de seus funcionários dinamismo, criatividade, produtividade e boas relações interpessoais e, para executar determinadas tarefas com essas habilidades, talvez um horário fixo não seja propício para o desempenho individual. Por exemplo, o momento criativo é algo extremamente pessoal, algumas pessoas são mais inventivas pela manhã, outras no período noturno.

É nesse sentido que a plataforma EAD atua com satisfação. Afinal, os funcionários poderão escolher qual o melhor momento do dia para acesso e para estudo, já que os cursos estarão disponíveis 24 horas.

Estrutura completa

Outro benefício de investir na plataforma EAD é a estrutura na qual os conteúdos são apresentados. Além de muitos deles serem personalizados para cada usuário, ou seja, link de acesso diferente para gestores, colaboradores e líderes; haverá também um suporte organizado e intuitivo que facilitará a conexão e a interação entre professores e alunos.

Assim, ao apresentar um arcabouço completo e de fácil acesso, haverá uma simplificação dos processos de aprendizagem, pois todos os recursos necessários estarão em um mesmo lugar.

Otimização de tempo

O tempo é um dos grandes benefícios do EAD. É possível que a empresa se programe e trabalhe com uma tabela de metas a partir da educação a distância. Por exemplo, até determinada data, os colaboradores da equipe X deverão ter finalizado o curso de automação. Assim, a companhia ganhará tempo toda equipe ganhará maior qualificação e preparação.

Além do mais, os cursos os cursos poderão ser executados em outros momentos que o colaborador escolher e ajuste os horários de acordo com sua rotina. Assim, ele poderá ter maior controle sobre seu tempo, resolver as tarefas mais urgentes e investir no curso quando realmente estiver pronto para se dedicar ao aprendizado.

Otimização da gestão de conhecimento

Gestão de conhecimento é todo processo empresarial que envolve a transmissão de competências técnicas, de aprendizagem e de práticas formativas. É a partir dela que é possível ter funcionários cada vez mais capacitados, atualizados e prontos para lidar com as modificações da tecnologia nas organizações.

Entretanto, o processo de gestão de conhecimento deve ocorrer de maneira organizada e com a adoção das ferramentas corretas. Assim, quando uma plataforma EAD é aderida, é possível garantir tal cuidado, afinal por meio dela você terá maior controle de horários, acesso às informações, distribuição de cursos e etapas concluídas.

Pensando em todas essas vantagens, que tal conhecer uma ferramenta que pode oferecer essas funcionalidades? A Edusense Plusoft é uma plataforma de educação a distância altamente qualificada, que disponibiliza produtos e serviços para a educação online e leva para os colaboradores informações atuais e importantes por meio de recursos como:

  • microlearning: guias completos com tempo otimizado de estudos;
  • m-learning: acesso a conteúdos online a partir de qualquer dispositivo;
  • gamification: cursos que usam os jogos como suporte e que aumentarão o engajamento e a participação dos colaboradores;
  • conteúdos interativos, vídeos e atividades práticas no decorrer das aulas.

A plataforma EAD é uma oportunidade de otimizar a gestão de conhecrimento em sua empresa, oferecer mais aprendizado para seus funcionários e, assim, melhorar o seu negócios em suas diversas áreas!

Notou como o uso de uma plataforma EAD pode ser um ótimo investimento para o seu negócio? Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça a Edusense Plusoft e potencialize seu empreendimento!