Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

01/12/2022 | Plusoft

Pesquisas organizacionais: entenda a importância e como usá-las de forma assertiva 

LinkedInFacebookTwitterEmail

Além de criatividade e uma boa estratégia de endomarketing, as pesquisas organizacionais ajudam a coletar opiniões e entender o status da experiência dos colaboradores, tanto os que frequentam o escritório como os que estão no modelo híbrido. 

O uso dessa ferramenta é importante para captar uma visão estratégica e privilegiada do negócio, indo além do olhar da gestão. Nesse processo, são coletadas as opiniões dos profissionais, permitindo que a empresa entenda mais profundamente como as ações internas são percebidas pelo público interno. 

A partir desses dados, é possível identificar melhorias que devem ser feitas e como implementá-las para oferecer um bom ambiente corporativo e fidelizar o time. 

Qual é a importância das pesquisas organizacionais? 

Manter os profissionais alinhados e satisfeitos tem sido um grande desafio para as empresas, e a área de gestão de pessoas tem adotado diferentes técnicas e alternativas para oferecer um ambiente profissional seguro e agradável. 

A ideia de implementar pesquisas organizacionais é entender mais a fundo como anda a experiência dos colaboradores, quais são suas expectativas e necessidades. 

Feito isso, é possível promover melhorias que vão desde melhores benefícios à horário flexível, ações internas e pontos que elevam a satisfação e, consequentemente, a produtividade das equipes

As pesquisas organizacionais também são importantes para entender como anda o alinhamento dos profissionais no que diz respeitos aos seus objetivos e prioridades profissionais. 

Como usá-las para garantir bons resultados? 

Ao decidir implementar o uso das pesquisas organizacionais para o entendimento do clima no ambiente corporativo, é preciso estabelecer um objetivo e desenhar um planejamento. 

Após essa etapa, a conscientização dos gestores e líderes é fundamental para que haja uma boa aderência por parte dos times. Eles podem ajudar no direcionamento das perguntas trazendo os pontos que observam ao acompanhar o dia a dia com mais proximidade. 

É importante ressaltar que não existe um limite para utilizar essas pesquisas, então faça por partes e de acordo com os objetivos que deseja atingir em cada etapa. Não adianta fazer questionamentos sobre diferentes áreas e situações que acontecem, pois não haverá entendimento. 

Comece aos poucos, colete as primeiras informações e vá implementando melhorias para sentir como o público interno reage a esse movimento. Dessa forma, os resultados são efetivos e torna as mudanças mais perceptíveis. 

Entenda os principais benefícios 

Ao realizar pesquisas organizacionais em diferentes períodos ao longo do ano, coleta-se novas informações sobre as opiniões dos colaboradores e também identificam-se mudanças no comportamento e no perfil de forma geral. 

Essas percepções dão para a empresa a oportunidade de se adequar ao movimento do mercado e dos colaboradores, levando solução para o que já está incompatível com seus objetivos e impactando diretamente nos resultados do negócio. 

Outros benefícios podem ser vistos: 

  • Aumento na produtividade; 
  • Colaboradores mais engajados; 
  • Redução do turnover
  • Atração de talentos que estão alinhados aos objetivos da empresa; 
  • Competitividade no mercado; 
  • Entre outros. 

A pesquisa de clima repercute de forma positiva dentro e fora do negócio, melhorando o posicionamento como marca empregadora, atraindo a atenção de novos talentos e do mercado de forma geral e garante inúmeros benefícios para a saúde da organização como um todo. 

Que tal assinar a newsletter da Plusoft? Com ela, você ficará por dentro das principais tendências e novidades do mercado da tecnologia, inovação, educação corporativa e muitos outros assuntos. Não deixe para depois! Assine e mantenha-se por dentro das últimas notícias do mundo corporativo.