Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

18/03/2021 | Plusoft

Experiência do cliente: como melhorá-la por meio da tecnologia?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você sabe de que forma a tecnologia pode impactar a experiência do cliente? Com o advento da transformação digital, muitos consumidores mudaram seus comportamentos, modificando a relação das marcas com o seu público.

Por isso, diversas empresas passaram a investir em ferramentas para encantar e fidelizar seus compradores. Afinal, soluções tecnológicas são capazes de otimizar vários processos de um negócio, como o relacionamento com os seus clientes. Portanto, elas são fundamentais nessa estratégia.

Se você deseja garantir uma jornada de compra satisfatória e um maior engajamento, é interessante contar com a tecnologia para facilitar esse processo. Para ajudá-lo nessa etapa, separamos algumas dicas sobre o tema. Continue lendo e confira!

Dicas para melhorar a experiência do cliente por meio da tecnologia

Um dos objetivos da experiência do cliente é promover a melhor interação possível com o usuário. Diante disso, a tecnologia é uma grande aliada, pois, automatiza e personaliza esse processo.

Nesse momento, não basta vender produtos ou serviços de qualidade, é preciso ir além e investir na inovação. Além do mais, as organizações precisam oferecer uma experiência positiva para seus consumidores. Para isso, elas constantemente procuram soluções que aprimorem a forma como conversam, interagem e compartilham informações com seu público.

Além disso, as marcas entendem que precisam, cada vez mais, impressionar os seus consumidores. Não é à toa que a experiência do cliente surgiu para melhorar essas questões. Portanto, há diversas estratégias que, agregadas à tecnologia, podem auxiliar um gerente de marketing a aprimorar a impressão que os clientes têm da sua marca. Veja a seguir!

Acompanhe métricas e analise relatórios

Um gestor que acompanha as métricas da sua empresa consegue trazer insights valiosos para aprimorar a experiência do cliente. Se elas forem aplicadas e executadas corretamente, são capazes de transformar seus resultados. Ainda, essa ação pode melhorar o atendimento e outros processos internos, aumentando a satisfação dos consumidores.

Quando essa tática é aplicada em um negócio com o auxílio de um software, por exemplo, é possível obter os seguintes benefícios:

  • aumento da produtividade;
  • implementação de estratégias que resolvam problemas;
  • ampliação da visão da empresa;
  • redução de custos;
  • tomadas de decisão baseadas em dados.

Além disso, o uso de uma ferramenta de automação proporciona relatórios gerados periodicamente. Dessa forma, o gerente consegue analisá-los para compreender melhor as tendências e os meios de otimizar a organização do negócio.

Aposte no uso de chatbot

Outra dica para melhorar a experiência do cliente por meio da tecnologia é a implementação de um chatbot. Trata-se de um software de inteligência artificial que, quando programado, é capaz de oferecer informações básicas aos consumidores, além de vender e promover produtos e serviços 24 horas, sete dias na semana.

No entanto, é preciso ter cuidado com essa ferramenta, já que, atualmente, ela costuma funcionar de forma satisfatória apenas para respostas curtas e básicas ou questões que são muito perguntadas pelo público. As dúvidas dos usuários que são mais complexas devem ser atendidas por um profissional responsável. Caso o gestor insista em usá-lo para responder questões complicadas, é possível que os clientes tenham uma experiência ruim.

Quando implementado de forma correta, esse recurso pode facilitar muitos processos de uma empresa e trazer ótimos benefícios, como:

  • melhoria no relacionamento com o cliente;
  • automação das vendas;
  • geração de leads para o negócio;
  • redução de custos operacionais.

Unifique canais de comunicação

Há muitas vantagens ao integrar os canais de comunicação do seu negócio. Essa estratégia é chamada de atendimento omnichannel. Isso não significa apenas ter várias mídias sociais, mas unificar a comunicação em todos os meios.

Ainda, com essa unificação, uma empresa pode ter acesso ao histórico de atendimento do usuário, possibilitando uma interação mais assertiva e personalizada. A partir disso, é possível garantir uma experiência do cliente diferenciada e satisfatória.

Outro benefício dessa prática é que o time de atendimento da sua organização ganha agilidade para lidar com os processos internos.

Um exemplo dessa estratégia é quando um empreendedor investe na melhoria do seu espaço físico, mas esquece de investir nos canais digitais da empresa. Essa atitude pode prejudicar os seus resultados e sua imagem online. Diante disso, um cliente pode ser bem atendido pessoalmente, mas quando quer tirar dúvidas sobre seu serviço na internet, ele não obtém um retorno.

Sabendo que, atualmente, há vários meios de comunicação que muitos consumidores estão presentes, é interessante apostar no atendimento omnichannel. Assim, a empresa consegue criar um relacionamento com o cliente por meio de outros canais e oferecer uma experiência de qualidade.

Conte com um suporte omnichannel

Após integrar os meios de comunicação da sua empresa, é interessante apostar em uma ferramenta que conta com um suporte multicanal. Com ela, os clientes podem entrar em contato com seu negócio por meio dos diversos canais de serviços, como:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • SMS;
  • WhatsApp;
  • Redes sociais e entre outros.

Quando eles quiserem continuar a conversa de onde parou, é possível retomar o contato por qualquer um dos meios de comunicação, já que os gestores têm acesso ao histórico de interação.

Implemente um CRM (Customer Relantioship Management)

Uma ferramenta de CRM ajuda o gerente de marketing a conhecer, administrar e rastrear as necessidades dos consumidores. Assim, ele consegue encontrar falhas e entendê-las, bem como buscar melhorias para a experiência do cliente com a sua marca.

Uma das principais funções desse recurso é a automatização dos processos da empresa, de acordo com a ação feita pelo consumidor. Portanto, o gestor guia a pessoa por uma jornada de compra e oferece o produto no momento que ela estiver preparada para fechar negócio. Com isso, a empresa consegue economizar gastos por otimizar a produtividade do time. 

Agora que você conhece diversas dicas para oferecer uma experiência agradável ao comprador, não deixe de aplicá-las em seu negócio. Se você busca por um software de CRM seguro e intuitivo, o plusoft Social pode ser a solução. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento e relacionamento com o consumidor nas redes sociais. Ela é capaz de melhorar a experiência do cliente no atendimento, na jornada de compra e em todas as interações com a empresa.

Gostou deste conteúdo? Se você se interessou pela nossa ferramenta de automação para melhorar seu relacionamento com o consumidor e otimizar os processos, confira mais detalhes sobre ela em nosso site!