Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

06/01/2024 | Plusoft

E-commerce com mais IA Generativa: veja tendências para 2024

LinkedInFacebookTwitterEmail

Saiba na íntegra as tendências de e-commerce, com IA Generativa e mais, para 2024:

Se você tem o hábito de comprar em e-commerce, certamente já notou que adquirir produtos online já não é a mesma experiência de meses atrás, e que novidades vêm aceleradas, em um ritmo nunca visto antes.

Isso comprova a necessidade constante de transformação desse universo para atender as novas vontades dos consumidores.

A evolução seguirá novos rumos em 2024, já que os desejos se tornaram outros no universo do e-commerce e estão centralizados na Inteligência Artificial.

Compradores buscam respostas e aprimoram suas buscas por meio da IA esperando que vendedores e marcas também façam uso da mesma.

Ferramentas de IA Generativa, que ganharam destaque em 2023, como chatbots e plataformas de criação de conteúdo em texto e vídeo, vão conquistar ainda mais espaço entre usuários e comerciantes.

Isso é só o começo! Nos próximos anos, podemos esperar o surgimento de cenários de uso que, atualmente, podem parecer complexos de antecipar – mas não são.

Conforme os comércios eletrônicos crescem, a concorrência se torna ainda mais acirrada.

Para ganhar destaque, os varejistas online têm que proporcionar experiências excepcionais e personalizadas aos clientes.

Chegar a esse objetivo não é fácil e compreender as tendências da indústria muda tudo. A hierarquia de interesses em constante mudança dos consumidores que moldam o e-commerce, como mais IA Generativa, pode ser rastreada.

Vamos às tendências de e-commerce que incluem IA Generativa e mais, com o apoio de informações do relatório The Future of Commerce:

Seja omnicanal ou corra o risco de deixar de existir

Em 2024, o êxito ou insucesso dos varejistas online dependerá essencialmente da excelência em experiências omnicanal.

Apesar do retorno significativo às compras presenciais no último ano, o comércio eletrônico não mostra sinais de enfraquecimento.

Pelo contrário, os consumidores agora exploram diferentes canais e pontos de contato em cada transação, rompendo com a tradicional centralização do contato entre marca e consumidor.

Desde lojas online até marketplaces terceiros, passando por aplicativos de mídia social e estabelecimentos físicos, as pessoas pesquisam, comparam, compram e buscam suporte em praticamente todos os lugares.

Para garantir uma presença consistente, as empresas devem manter-se ativas em todas as plataformas digitais, abrangendo desde seus próprios sites até redes sociais.

Além disso, otimizar a experiência omnicanal do cliente é crucial, unificando todos os aspectos nos bastidores para garantir uma transição fluida, independentemente do canal escolhido pelo cliente.

Dentro das tendências de e-commerce para 2024, as experiências omnicanal destacam-se como um ponto central. Veja:

  • Capacitar um atendimento flexível, oferecendo aos clientes a opção de comprar, retirar ou devolver produtos tanto online quanto na loja;
  • Abraçar de vez o comércio social (ou arriscar perder a audiência das gerações Y e Z);
  • Oferecer um atendimento ao cliente personalizado, colocando os clientes no comando e proporcionando conforto.

Uso da voz: busca de produtos por audição e assistentes inteligentes continuará a ressoar

Alto-falantes e assistentes inteligentes já são imensamente populares e à medida que se tornam ainda mais inteligentes, há uma maior consistência no uso e na adesão desses aparelhos.

Grandes varejistas já passaram a permitir que clientes façam pedidos diretamente por meio de alto-falantes inteligentes e muitos outros estão no processo para fazer o mesmo.

É claro que não são apenas os alto-falantes inteligentes que impulsionam o comércio de voz. Muitas pesquisas são feitas por meio de smartphones como parte de uma experiência de comércio combinado.

Pesquise online, compre offline ou compre online, pague na loja

Conforme os consumidores modificam a trajetória do cliente, os varejistas podem enfrentar desafios ao tentar correlacionar efetivamente como e quando a experiência virtual do usuário se converte em vendas físicas.

A prática de “pesquisar online, comprar offline” não é recente, mas sua popularidade tem aumentado à medida que mais pessoas entrelaçam suas jornadas de compra em diversos canais.

Muitas pessoas realizam pesquisas de produtos online, utilizando sites de empresas de comércio eletrônico, mercados de terceiros e, especialmente, análises online, mas optam por concluir a compra na loja física.

Embora a própria experiência não tenha sofrido mudanças drásticas, nossa capacidade de rastrear essa jornada evoluiu.

Graças aos muitos dados rastreáveis e análises avançadas (incluindo a IA), estamos agora mais preparados para checar de maneira mais aprofundada o que apresenta resultados positivos e o contrário.

Os comerciantes que ainda não alocaram recursos para uma plataforma unificada de dados do cliente devem considerar fazê-lo imediatamente.

Personalização e experiências com curadoria: mais demanda!

Todos os aspectos da experiência de e-commerce já podem ser otimizados com a ajuda da IA, mas o seu poderoso impacto na personalização justifica o foco.

Os consumidores já estão criando mais e mais intimidade com as capacidades avançadas da IA, então isso aumenta a expectativa sobre como marcas também fazem uso das possibilidades.

Quando um cliente autoriza o uso de seus dados, ele espera receber benefícios tangíveis, como experiências altamente personalizadas e cuidadosamente selecionadas. Isso pode incluir:

  • Direcioná-los para produtos que correspondem aos seus gostos, com base em compras anteriores, comportamento e interação em diversos canais;
  • Oferecer recompensas personalizadas como parte de programas de fidelidade;
  • Entrar em contato através de seus canais preferidos com mensagens direcionadas que ressoem especificamente com suas preferências.

À medida que as capacidades de personalização continuam a se aprimorar, os varejistas que não proporcionam experiências personalizadas e pertinentes aos seus clientes correm o risco de perdê-los de forma irreversível.

Orquestrador de campanhas omnicanal

Uma solução para ter controle da jornada de relacionamento, base da maioria das tendências que citamos acima, é um orquestrador de campanhas omnicanal para e-commerce.

Exemplo disso é o nosso MKT Suíte, que possibilita a receita incremental com operações de CRM. Dentro da plataforma, você pode definir público e oferta com mais de 20 algoritmos de IA.

Este artigo foi assinado pelo Vice-Presidente Executivo da Plusoft, Bernardo Canedo.