Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

08/03/2022 | Plusoft

Dia Internacional das Mulheres: conheça nossas metas para aumentar a presença feminina no quadro de colaboradores

LinkedInFacebookTwitterEmail

A Plusoft, que desde o ano de 2021 está engajada em ações afirmativas, busca mais mulheres para ocupar cargos de liderança  

Sendo uma das maiores empresas de Human Experience (HX) e Customer Experience (CX) do Brasil, a Plusoft vem trabalhando ativamente nos últimos meses para que sua cultura organizacional seja mais diversa e inclusiva. Para isso, desenvolveu e implementou ações que geram mais diversidade para seu quadro de colaboradores. A iniciativa, que abrange não só mulheres, mas os demais grupos minoritários, teve início no ano de 2021, em que foi criado o Comitê de Diversidade, Igualdade e Inclusão (DII)

Agora, a iniciativa ganha ainda mais força com novas metas. Hoje, a presença de mulheres no quadro de colaboradores é de 39,52%. A meta até o ano de 2025, no entanto, é chegar à marca de 50%, com cerca de 210 colaboradoras ocupando diversos cargos na Plusoft. 

Quando falamos de liderança, atualmente a companhia possui um percentual de 41,77% de mulheres que ocupam estes cargos. São 33 líderes mulheres exercendo essas funções atualmente, e a meta, até 2025, é acrescentar mais seis profissionais à essas posições. 

Iniciativas que contribuíram para a presença feminina na empresa 

O Programa de Estágio e Trainee foi, com certeza, uma das iniciativas que mais trouxeram resultados para aumentar a presença feminina na organização e os números não negam. De julho de 2021 a dezembro de 2021, foram admitidas 47,4% de mulheres. Para esse mesmo Programa, 169 mulheres tiveram o interesse e enviaram os seus currículos para as vagas disponíveis. 

Ações internas que promovem conhecimento 

Com a criação do Comitê de Diversidade, Igualdade e Inclusão (DII), que realiza ações internas para conscientizar e levar informação para os colaboradores, assuntos como: mulheres no mercado de trabalho, masculinidade tóxica e machismo, foram tratados por meio de e-mail marketing, palestras com profissionais e conteúdos informativos. 

Essas ações auxiliam na desconstrução de um ambiente machista e no entendimento das dores das mulheres não só no mercado de trabalho. Essa é uma forma de levar mais conhecimento sobre diversas causas que afetam as mulheres e promover uma melhora no clima organizacional, com profissionais mais empáticos, respeitosos e um ambiente mais agradável para todos. 

“A intenção é tornar a empresa cada vez mais inclusiva, com um ambiente interno mais diverso, além de oferecer mais oportunidade de desenvolvimento para profissionais de todas as áreas, principalmente no setor da tecnologia”, conta Valéria Borges, Chief Human Experience Officer da Plusoft. 

Metas para 2022 

A evolução será gradativa, com foco em implementar novas estratégias de acordo com as necessidades identificadas ao longo do tempo.  

Em 2022, a Plusoft tem o objetivo de fechar parcerias com instituições que preparam e inserem mulheres no mercado da tecnologia, introduzindo o contato com a área e no desenvolvimento das diversas funções que podem exercer ao longo de sua trajetória profissional. 

Outro ponto importante é a realização de uma mentoria para novas líderes, que visa prepará-las para exercer uma gestão assertiva da equipe, aprender a lidar com os desafios dessa nova função e a utilizar uma comunicação mais inclusiva e empática. 

“Queremos expandir cada vez mais nosso espaço para que as profissionais possam exercer o seu papel, tenham suporte para enfrentar os desafios de sua jornada e ganhem destaque em suas áreas, entregando excelentes resultados”, completa Silvana Cruz, head de Human Experience para Diversidade, Igualdade e Inclusão da Plusoft.