Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

16/03/2021 | Plusoft

Como um Customer Relationship Manager (CRM) beneficia a sua empresa?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você já ouviu falar em Customer Relationship Manager (CRM)? Em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Um conceito cada vez mais importante para as empresas.

O motivo? Sabemos muitas empresas já compreenderam que o foco da maior parte das suas ações deve estar no cliente, pois só assim será possível alcançar bons resultados nos negócios. O CRM, portanto, fortalece a visão no cliente e contribui para um atendimento de excelência.

Diante de um sistema tão importante como o CRM, é vital buscarmos boas informações sobre o assunto, saber o que é e como a ferramenta ajuda a solucionar suas necessidades por meio dos benefícios que oferece.

Continue a leitura e tenha todas essas informações!

O que é Customer Relationship Manager?

O CRM é um sistema de estratégia de vendas baseado em quatro pontos centrais, relacionados aos dados dos clientes:

  1. Coleta;
  2. Organização;
  3. Gestão;
  4. Centralização. 

A partir de todas essas informações e por meio de uma boa combinação de práticas, estratégias e tecnologias, será possível melhorar a relação com o cliente, auxiliar na fidelização, conquistar sua confiança e impulsionar os resultados das vendas. Isso tudo porque o CRM compila em um só lugar os dados dos consumidores em diferentes canais, seja nos chats, nas redes sociais, nos materiais de marketing ou no histórico de compras.

Além disso, além de ser uma prática eficaz de automação para as empresas, o CRM também é uma ferramenta acessível e muito fácil de adquirir, aprender e executar. O importante é encontrar o fornecedor certo e que trará todas as orientações possíveis para que o projeto seja implementado na empresa com sucesso.

Quais os benefícios do Customer Relationship Manager? 

Conheça abaixo quais são as vantagens que o CRM oferece.

Centralização de informações

Imagine uma empresa na qual vários canais são usados para manter a comunicação com o cliente. Cada lugar carrega uma informação importante e, se houver uma combinação de todos os dados obtidos, tanto o ramo de marketing quanto a de atendimento ao cliente terão informações necessárias para investir em um suporte cada vez mais personalizado.

Além do mais, essa praticidade no armazenamento de informações pode ser usada no momento de uma reunião com o cliente. Assim, você poderá consultar se ele já esteve em contato com a empresa, se o atendimento foi positivo ou negativo e se teve algum problema com o produto. 

Melhora do relacionamento com os clientes

Você já ouviu a frase “dados são o novo petróleo”? Ela resume bem o que o século XXI exige das empresas. Essa afirmação foi criada pelo matemático londrino Clive Humby, um profissional em ciência de dados. No entanto, é preciso contextualizar, pois Humby também indica que assim como o petróleo precisa ser refinado, os dados também necessitam ser analisados. É nesse contexto que entra a automação e, por consequência, o CRM.

É a partir de uma boa análise que será possível obter a tão sonhada melhora no relacionamento com os clientes. Afinal, são eles que sustentam o seu negócio.

Por exemplo, o sistema consegue receber feedbacks contínuos. Esses dados serão fundamentais tanto para a equipe de vendas quanto para o time de marketing, para que possam construir e implementar planos de ação funcionais.

Integração das equipes de marketing e vendas

O alinhamento das equipes é algo que muitas empresas buscam obter sucesso. No entanto, para isso, é preciso uma boa comunicação e um bom compartilhamento de dados. Assim, ambos poderão trabalhar com equilíbrio e por um mesmo objetivo. O CRM é fundamental nesse momento, pois ele faz com que todos os profissionais envolvidos nesse processo conheçam a sua clientela: suas necessidades, seus problemas, suas queixas e suas satisfações.

Então, em vez de cada área ter de criar um sistema estratégico para obter informações, elas serão disponibilizadas em um mesmo local para todos, algo que tornará o processo mais rico e ágil. Portanto, o CRM, além de uma boa biblioteca de dados, é um sistema fundamental para o sucesso da comunicação interna.

Aumento do ticket médio

Já imaginou ter a média dos gastos em cada compra de forma rápida e segura? Além disso, poder compartilhar as informações com os profissionais de todas as áreas envolvidas? Esses dados podem ser usados na comunicação com o cliente, pois o vendedor poderá entrar em contato conhecendo as referências de consumo e usá-las para melhorar a sua estratégia.

Assim, é possível compreender quais produtos ou serviços adicionais podem ser incluídos nas negociações, sem o risco de ser abusivo ou atuar fora da realidade do consumidor. Será possível, assim, se aproximar da realidade dele sem cometer exageros ou subestimá-lo.

Controle das tarefas e atividades

O CRM, além de todas as vantagens citadas, ajuda a empresa a otimizar muitos de seus processos e, por isso, simplificar tarefas que demorariam um longo tempo para serem concluídas. Assim, os colaboradores poderão se concentrar em atividades mais criativas e de alto nível. É nesse contexto que será possível ter um melhor controle das tarefas e das atividades. Afinal, quando as informações estão centralizadas, a análise de dados se torna muito mais eficiente.

O CRM inclui recursos para auxiliar no gerenciamento de projetos. Assim, os colaboradores poderão acompanhar as etapas que envolvem o relacionamento com o cliente, como objetivos, alinhamento estratégico, processos, gerenciamento de riscos e ganhos.

Como escolher a melhor solução de CRM para adotar nesse momento?

Apesar de toda essa contextualização, é preciso ter conhecimento de que a maior riqueza não está somente nos dados, mas também na capacidade de analisá-los e torná-los úteis à empresa. Por isso, é extremamente importante escolher a melhor solução de CRM para sua empresa.

É pensando nisso que a Plusoft vem para auxiliá-lo a impulsionar os seus negócios de forma rápida, segura e com excelência. Você pode conhecer com mais detalhes o sistema plusoft Omni, que busca otimizar todo o seu relacionamento com o cliente, com atenção ao processo de vendas, histórico de interação e mantendo conversas adequadas ao perfil de cada um.

O Customer Relationship Manager é uma ferramenta para as empresas que desejam, de alguma forma, impulsionar seus resultados e alcançar novos números, economizando tempo e tornando as tarefas de colaboradores e líderes mais rápidas e centralizadas.

Notou como é importante conhecer novas formas de investimento para sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco!