Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

13/01/2023 | Plusoft

Cultura de aprendizagem corporativa: o que é e por que implementá-la? 

LinkedInFacebookTwitterEmail

A cultura de aprendizagem é muitas vezes confundida com a cultura corporativa e levanta muitos questionamentos e dificuldades para aqueles que desejam torná-la mais forte dentro de uma empresa. 

É importante ter em mente, antes de nos aprofundarmos mais no assunto, que a cultura, seja ela qual for, não é responsabilidade ou exclusividade de um único departamento da empresa, e para que seja propagada, deve ser lembrada e exercida por todos, sem exceção. 

Os valores e princípios vividos dentro do ambiente corporativo é que ditam como a cultura é vista e trabalhada pelos colaboradores em seu dia a dia, e é exatamente sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Fique de olho e faça uma boa leitura! 

O que é uma cultura de aprendizagem? 

A cultura de aprendizagem incentiva a troca de conhecimento e experiência dentro do local de trabalho, mantendo os colaboradores inquietos e em busca de novidades, tendências e maneiras diferentes de realizar suas tarefas cotidianas. 

Essa é uma atitude que mantém a inovação dentro da companhia, implementando novas soluções e sendo disruptiva em sua abordagem, garantindo alta competitividade no mercado em comparação aos concorrentes. 

Negócios de todos os portes podem se beneficiar dessa metodologia para se manterem produtivos, atualizados e relevantes para o mercado, que está em constante mudança e exige movimento daqueles que desejam se manterem atualizados.  

Mas não basta apenas incentivar e falar sobre a importância dessa renovação e busca por novos conhecimentos, é preciso dar suporte e recursos necessários para que os profissionais consigam expandir suas habilidades e aptidões. 

A ideia é que a cultura de aprendizagem incentive o desenvolvimento individual de cada pessoa, para que ocorra a mudança dos hábitos, atitudes e valores da organização, e de forma coletiva sejam obtidos ganhos que beneficiem o negócio como um todo. 

Por que implementar a cultura de aprendizagem? 

As novas gerações estão acostumadas a lidar com um número alto de informações, buscar por respostas e garanti-las em poucos minutos, além de constantemente procurarem por novos conhecimentos, metodologias e tecnologias que tornem o seu dia a dia mais simples. 

Por isso, a cultura de aprendizagem incentiva o aprendizado contínuo, traz desafios e movimenta o cenário corporativo, chamando a atenção desses talentos disponíveis no mercado.  

Então, as empresas que proporcionam essa oportunidade, trazem uma nova perspectiva e captam o interesse daqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades e aplicar mudanças sempre que for necessário, realizando um excelente desenvolvimento de pessoas. 

Inicie a implementação aos poucos 

Considerar as demandas individuais de cada um dos integrantes das equipes, supri-las com bons conteúdos, processos completos de aprendizagem, padrões de comportamento e valores leva um tempo e deve ser implementado aos poucos, conscientizando os profissionais de sua importância. 

Por isso, preparamos boas práticas para implementar a cultura de aprendizagem no seu negócio e começar a colher bons resultados. Confira: 

  • Promova e incentive a troca de conhecimento e experiência entre profissionais e áreas; 
  • Estimule a curiosidade, o direito de argumentação e o pensamento crítico para conversas que as conversas entre todos os colaboradores sejam produtivas; 
  • Recompense a aprendizagem e a busca contínua por novos ensinamentos, habilidades, métodos e soluções; 
  • Defina um perfil de profissional agregador para futuras contratações, pense nos objetivos traçados e no resultado que deseja alcançar; 
  • Dê feedbacks e aponte todos os pontos de melhoria que devem ser trabalhados, tanto individualmente quanto em equipe; 
  • Tenha líderes que incentivem e participem ativamente do processo, trazendo ideias e realizando a escuta ativa. 

A cultura de aprendizagem, quando construída em uma base sólida e bem definida, traz resultados positivos e duradouros e incentiva o desenvolvimento contínuo, garantindo que o seu negócio se mantenha sempre atualizado e no movimento do mercado. 

Para garantir o engajamento do time alguns métodos são implementados, como a educação corporativa e o treinamento para colaboradores. Mas, você sabe qual deles se encaixa melhor no seu objetivo? Vem descobrir em um conteúdo disponível neste link