Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

22/12/2020 | Plusoft

O que é considerado atendimento ao cliente e quais as suas vantagens?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você sabe o que seu público pensa sobre o atendimento ao cliente da sua empresa? Conhecer a resposta para essa pergunta pode fazer toda a diferença no crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Afinal, hoje, para uma empresa se destacar no mercado em que atua é preciso ir além da simples venda de um produto.

Devido o aumento das ofertas e às visíveis mudanças no comportamento do consumidor, a empresa que deseja se tornar uma referência deve criar soluções que proporcionam uma experiência positiva para o cliente. Nesse caso, uma das formas de alcançar esse objetivo é investir em um atendimento de qualidade.

Sabendo da importância desse assunto, preparamos este artigo para explicar melhor o conceito de atendimento ao cliente e mostrar quais são suas vantagens para a empresa. Acompanhe a leitura!

O que é atendimento ao cliente?

Quantas vezes você já desistiu de consumir ou comprar um produto por causa do atendimento ruim que recebeu? Baseado na sua experiência, quais são as chances de essa empresa prosperar e se manter ativa no mercado? Baixíssima, não é mesmo? Isso porque não precisa ser um expert no assunto para saber que essa falha influencia diretamente na imagem que o consumidor cria sobre a marca.

Para você entender melhor o impacto que isso tem sobre a sua empresa, basta conferir uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review. Ela mostrou que 46% dos consumidores que tiveram uma experiência negativa com a marca compartilharam essa vivência com outras dez ou mais pessoas. Isso significa que, além de perder um potencial cliente, a empresa perde a chance de construir uma imagem positiva no mercado.

Não pense que o fato de oferecer um produto bom vai fazer com que o cliente compre na sua empresa. Diante de um atendimento ruim, a qualidade do que você oferece deixa de fazer sentido para o consumidor. Afinal, o mercado está repleto de empreendimentos com o mesmo serviço que você, então, é de se esperar que o diferencial esteja na qualidade do atendimento. Quando essa expectativa é frustrada, o cliente dificilmente retorna para tentar fazer um novo negócio.

Diante disso, fica fácil entender que para ter um atendimento de qualidade não basta responder mensagens com agilidade, esclarecer dúvidas ou interagir com o público por meio das redes sociais. Embora essas ações sejam importantes, ainda assim, é preciso desenvolver estratégias que mostrem para o cliente que ele tem valor para a marca. Ao fazer isso, você não somente conquista a confiança como também preserva o relacionamento da sua empresa com o consumidor.

O diferencial de um atendimento está em realmente buscar formas de solucionar os problemas do cliente, de maneira que seja possível estabelecer um relacionamento real e sincero com ele. Esse contato direto pode ser feito por meio dos seguintes canais:

Todos esses recursos, quando bem usados, podem garantir ótimos resultados para a empresa, pois proporcionam mais agilidade, eficiência e economia. Além de contribuir no aumento da taxa de conversão e de satisfação do cliente.

Quais são as vantagens de um atendimento ao cliente eficiente?

As vantagens de oferecer um atendimento ao cliente são muitas. Então, separamos as principais delas para você conferir e se convencer da importância de investir nessa estratégia. Veja só!

Satisfaz as necessidades de compra

A partir do momento que opta por oferecer um atendimento que proporciona uma experiência positiva para o cliente, você precisa saber quais são as suas dores, carências e expectativas, a fim de desenvolver estratégias que atendam a esses elementos. A vantagem disso é a possibilidade de satisfazer as necessidades de compra do consumidor, uma vez que você saberá exatamente do que ele precisa.

Aliás, buscar meios de entender o que motiva seu cliente a adquirir seu produto e/ou serviço deve ser uma prática constante da empresa. De nada adianta oferecer uma experiência positiva no primeiro contato e decepcionar nos seguintes.

Por esse motivo, busque estar sempre em sintonia com o seu cliente, conhecendo cada expectativa e necessidade que ele apresenta no momento. Esse conhecimento vai servir de base para criar estratégias mais precisas, o que resultará na aproximação do seu público.

Melhora a experiência do consumidor

Se quando o cliente entrar em contato com a sua empresa e, além de ser bem atendido, tiver suas necessidades solucionadas, a satisfação será inevitável. Para que isso aconteça, é preciso colocar sempre o cliente em primeiro lugar, à frente até mesmo dos seus produtos.

Afinal, a questão aqui não é oferecer mercadorias novas ou inovadoras, mas proporcionar experiências que superem a expectativa do público-alvo. Por isso a necessidade de sempre colocar o cliente em primeiro lugar nas suas ações.

Conquista a fidelização

Outra vantagem de oferecer um atendimento de qualidade ao cliente é a conquista da sua fidelização. Essa ação gera dois resultados importantes:

  • redução significativa dos custos com o público, pois manter um consumidor é mais barato que atrair novos;
  • promoção da marca, já que um cliente fiel indica sua empresa para outros consumidores que procuram pelos serviços ou produtos que você oferece.

Acredite, a indicação de um cliente vale mais que as melhores campanhas de marketing. Isso porque gera mais confiança e segurança na hora de fechar o negócio.

Aumenta o ticket médio

Por meio da análise do ticket médio da empresa, você consegue saber qual é a média de valor gasto pelos seus clientes em cada compra. Sendo assim, quanto maior for esse percentual, significa que seu público está satisfeito com seus serviços e suas ações seguem no caminho certo. Assim como é possível saber quando tudo vai bem, observar o ticket médio também permite identificar gargalos que atrapalham o sucesso das suas vendas. Nesse caso, é necessário desenvolver estratégias para alcançar melhorias.

Com base nessas informações, percebemos o quão necessário é investir no atendimento ao cliente, buscando formas de deixá-lo mais eficiente e personalizado. Portanto, ressaltamos a importância de sempre ouvir o que seu público tem a dizer sobre sua marca. Além de nunca deixar de buscar meios que permitam a maior aproximação entre a sua empresa e o consumidor.

Gostou do artigo? Então, deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe sua opinião com a gente!


pt_BR