Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

06/09/2021 | Plusoft

A desafiante equação de empreender no setor educacional e o futuro do segmento

LinkedInFacebookTwitterEmail

Vinicius Arakaki*

Minha história como empreendedor começou em 2007, há 14 anos. Tinha 26 anos quando abri a minha primeira empresa que desenvolvia cursos on-line com software Adobe Flash e, desde então, nunca mais sai do mercado de tecnologia educacional (EdTech).

Em 2010, desenvolvi uma Learning Management System (LMS) e uma ferramenta de autoria (TAEX) de cursos on-line. Vendi a empresa em 2012 para um fundo de venture capital focado em negócios inovadores com alto potencial de crescimento e voltei a empreender em 2016 no mesmo segmento, que se tornou uma verdadeira paixão. Dois anos depois, vendi novamente a empresa.

Como todo empreendedor que começou do zero, sem nenhum investimento, apenas com a cara, a coragem e muita vontade de mudar para melhor o mundo por meio da educação, a minha jornada foi repleta de altos e baixos, decepções e alegrias, derrotas e vitórias.

Nunca deixei, no entanto, de acreditar que a educação é a ferramenta mais eficaz para reduzir a desigualdade social e no meu propósito que é: cuidar da capacitação contínua das pessoas para que elas ajudem a transformar o mundo em um lugar mais feliz, sustentável e justo.

Essa visão está bastante pautada em tecnologia. Acredito que a tecnologia vai ser chave daqui para a frente no ensino, especialmente quando falamos do segmento corporativo.

Tecnologia educacional: o futuro é LXP

Josh Bersin, pesquisador e consultor global na área de RH, aponta que a LXP, ambiente virtual centrado na experiência de aprendizagem do usuário, é o futuro da tecnologia educacional. Isso porque, a LXP é um software educacional que se adapta automaticamente às necessidades do aluno e está em linha com a demanda de hiperpersonalização do ensino.

De acordo com Janet Clarey, diretora e consultora de edtech, as plataformas de experiência de aprendizagem podem realizar muitas tarefas, como analisar e agregar conteúdo, criar aprendizado e percursos de carreira, aprimorar o desenvolvimento de habilidades e rastrear atividades de aprendizado entregues em vários canais e parceiros de conteúdo.

Olhando para o mercado, observo que 90% das plataformas de educação corporativa do mercado brasileiro são baseadas no modelo LMS. Com a adoção em massa do home office causada pela pandemia do COVID-19, vimos o crescimento em ritmo acelerado do e-learning e consequentemente da LXP, que entrega uma experiência de aprendizagem abrangente, holística e profundamente personalizada para qualquer pessoa que usa esse tipo de plataforma.

Com o modelo centrado no usuário e com o uso de algoritmos para automatizar as recomendações de conteúdos necessários para desenvolver cada aluno, a LXP ajuda as empresas com a personalização do processo de ensino e aprendizagem digital, criando um ambiente envolvente para oferecer aprendizagem sob demanda com base em tópicos, competências ou objetivos instrucionais específicos conforme os objetivos estratégicos das empresas.

Definitivamente, a LXP está se tornando a principal ferramenta de aprendizagem corporativa. E seu crescimento será exponencial. Além de ser uma ferramenta estratégica que possibilita o desenvolvimento das habilidades mais relevantes de acordo com os objetivos das empresas, com ela o aprendizado se torna mais fácil, personalizado, acessível, colaborativo e relevante para os usuários.

*Vinicius Arakaki é diretor de plusoft EdTech