Executivo formou-se em ciência da computação e logo no início da carreira participou da criação do database marketing de uma das maiores empresas de telefonia do Brasil
Após concluir a graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Leonardo Kunzler montou uma empresa com colegas da faculdade para o desenvolvimento de banco de dados direcionado para o processamento dessas informações de forma rápida e organizada, com foco na oferta do serviço para empresas que atuavam no ramo de venda on-line no início dos primeiros e-commerces do Brasil.
Em 2006, Kunzler ingressou no time Acxiom Brasil (antiga GoDigital) para desenvolver uma plataforma de qualidade de dados, comprada posteriormente pelo Ministério do Planejamento. Após essa experiência, o profissional embarcou naquele que seria o seu maior projeto até hoje: a criação de um database marketing para a operação de uma das maiores empresas de telefonia do Brasil.
“Desenvolvi uma plataforma que chamávamos de CAMPAIGN, a qual os solicitantes de áreas internas do cliente abriam todas as demandas de dados.”
Em paralelo, a equipe de Kunzler também desenvolveu uma plataforma de CRM para a multinacional, focando na experiência adquirida durante sua passagem pela Acxiom Brasil para criar um software voltado para a entrega de informações mais qualitativas. Em 2012, a companhia na qual trabalhava foi comprada pela DTM e o projeto da empresa de telefonia foi adicionado ao portfólio.
Rotinas atuais, desenvolvimento de carreira e projetos para o futuro
Ainda como principal interface do projeto multinacional na DTM, o profissional credita sua permanência nessa conta pela oportunidade constante de aprendizados que o trabalho apresenta.
“Aqui, nós operamos e sustentamos o maior DBM da América Latina, dando ao cliente todas as condições para realizar uma gestão eficiente dos dados. Esse é um desafio gigantesco, que envolve equipes multidisciplinares, e meu papel aqui é supervisionar a operação 24×7 de alta disponibilidade e processamento massivo.
Tanto pela necessidade de capacitar a equipe técnica como por inclinação pessoal, o profissional considera o desenvolvimento da equipe como um dos seus pontos fortes.
“Conseguimos identificar o potencial e perfil de nossos talentos e trabalhar a formação profissional dentro do projeto. A experiência desses anos todos formou um time imbatível, responsável e polivalente. A minha experiência nisso é sempre lembrar e trazer as lições aprendidas ao longo das dificuldades.”
Outro ponto no qual Kunzler evoluiu nos últimos anos foi em como traduzir para as necessidades e os prazos da equipe técnica para estabelecer uma relação de transparência e confiança entre todas as partes. “Valorizo, sobretudo, a questão do compromisso, de fazer um compromisso com ele e nos dedicarmos ao máximo para cumprir.”
Agora que a DTM faz parte do ecossistema de soluções da Plusoft, o executivo espera dedicar parte do seu tempo para a busca de soluções e inovações que combinem ambas as marcas. “Acredito que o nosso desafio é trabalhar a automação de produtos de forma alinhada ao que a Plusoft já realiza.”
Na área de produtos, o profissional tem como objetivo trazer a melhor solução para processamento distribuído no escopo da DTM, com plataformas inovadoras, segurança, computação na nuvem e analytics. Todo este processo alinhado com a LGPD Brasileira em uso e estruturação dos projetos da DTM.
“Conheço os contextos e os projetos, mas preciso usar meu conhecimento de experiencias de grandes operações de dados para agregar valor à oferta DTM de forma simples, relevante e sustentável.”