Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

26/11/2021 | Plusoft

Como o trabalho remoto influencia na experiência do colaborador?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Estamos vivendo um momento de grande popularização do trabalho remoto. Isso é um fato. Mas você já se perguntou como esse novo modelo tem afetado a sua experiência ou a do seu time?

O remoto traz consigo diversas vantagens tanto para as pessoas como para as organizações, mas como qualquer outra novidade, existem desafios a serem superados para que o melhor proveito seja alcançado.

O que é trabalhar remotamente 

Com certeza, você provavelmente já ficou careca de saber o que é o trabalho remoto, ainda assim, vale a pena falar um pouco sobre o modelo.

Pessoas trabalhando de qualquer lugar do mundo, seja na mesma cidade ou em lados opostos do globo. É isso que entendemos por trabalho remoto, agora, como esse modelo alcançou tamanha popularidade e porque ele veio para ficar?

Porque tem se tornado tão popular? 

Uma das razões óbvias pelas quais o remoto ganhou tamanha popularidade foi, com certeza, a pandemia, em um piscar de olhos praticamente todos aderiram ao remoto por pura falta de opção.

Mas agora que a pandemia abrandou seus impactos e suas restrições, porque tantas empresas e tantas pessoas insistem no remoto? Por que tantas pesquisas mostram uma tendência tão grande em seguir esse modelo?

É um simples peso na balança: as vantagens são muito maiores que as desvantagens. Uma vez que os principais desafios são superados, o remoto traz mais satisfação, mais produtividade, mais liberdade, enfim, um modelo que se mostra cada vez mais promissor.

O remoto é passageiro?

Agora, muitos podem pensar: “o remoto é apenas uma ‘onda’, logo todos voltarão ao ‘normal’”. A verdade é que o remoto veio para ficar.  

Segundo pesquisa realizada pela Remote, 66% das empresas dizem que planejam oferecer mais opções de trabalho flexível e remoto, seja mudando para um modelo totalmente remoto (19%) ou oferecendo mais flexibilidade no trabalho remoto para seus funcionários (47%). 

Aqueles que entenderem isso mais rápido e se adaptarem a essa nova realidade estão aproveitando suas vantagens mais cedo.

Quais os desafios desse modelo?

Ainda que o remoto tenha toda essa força, popularidade e potencial, existem sim alguns desafios a serem superados, principalmente para aqueles que não aderiram à transição de forma intencional ou integral.

Alguns desses desafios são ligados à gestão, processos e cultura. O remoto e o híbrido são modelos completamente diferentes do presencial, por isso, são necessárias novas abordagens, uma nova cultura organizacional e uma gestão qualificada.

Veja 3 principais formas de se adaptar melhor ao modelo remoto: 

Medir a produtividade

Seja qual for o setor, sempre há um indicador de produtividade ou de performance.

A cultura remota propõe uma forma mais qualitativa de avaliação da produtividade, ou seja, avaliar o progresso muito mais pela entrega do que pelo “tempo trabalhado” ou o tempo gasto online.

Isso confere ao trabalhador mais liberdade e confiança para entregar suas tarefas, o que consequentemente reflete em uma maior satisfação e produtividade. 

Manter a motivação e a conexão do time

Um outro desafio no trabalho remoto, e que afeta tudo ao seu redor, é a motivação e a satisfação individual e coletiva.

Esses fatores são essenciais para um trabalho de qualidade e uma menor taxa de rotatividade. Um time motivado produz melhor e mais rápido. A motivação depende de fatores como a liderança, a clareza dos objetivos, a cultura organizacional e outros aspectos individuais.

É importante que o gestor entenda essas necessidades e que o colaborador também procure “viver” a cultura organizacional remota, dessa forma tudo correrá de uma maneira mais fluida e satisfatória.

Fortalecer a cultura organizacional 

Aqui temos um ponto que une tudo como uma “cola”. A cultura é o centro de um bom trabalho remoto. É em torno dela que giram os processos, as metas, a satisfação, a produtividade, a boa gestão e o clima organizacional.

Uma boa cultura pode ser um catalisador para um trabalho remoto de ponta, mas também pode ser para o oposto. É por isso que líderes e gestores devem se preocupar também em mantê-la saudável dentro da empresa.

O papel do líder remoto ou híbrido agora é focado em ser um agente de conexão, promoção e fortalecimento, quase como um ponto de apoio para o time. Toda a cultura depende dos líderes, pois ela é um reflexo direto deles.

Como a gestão afeta a experiência do colaborador?

Dito isso, pode-se concluir que um trabalho remoto de qualidade e uma gestão ideal refletem diretamente na experiência do time, uma vez que a cultura também será saudável.

Bons líderes devem procurar não só manter os números em alta, mas também promover essa conexão entre os colaboradores, um ambiente saudável, motivador e inspirador.

Para manter essa conexão dentro do time, existem diversas ferramentas, desde as mais tradicionais, como os apps de videoconferência, até as novas opções mais recentes como os escritórios virtuais, que promovem uma maior facilidade na hora de se comunicar, também facilitando a gestão visual e a conexão entre o time. 

Dessa forma, a experiência do colaborador será sempre a melhor possível, refletindo em uma equipe mais produtiva, mais saudável, motivada e em sinergia. 

Como fazer uma boa gestão remota

Mas, como realizar essa boa gestão? É possível conectar tudo isso e fornecer um bom ambiente de trabalho remoto, que promova a satisfação, motivação e criação de uma cultura inspiracional? 

Aqui estão três pontos chaves para gestores remotos:

Criando conexão 

É importante que o líder se atente a esse novo papel, de ser um agente de conexão. O líder remoto deve entender que o time remoto precisa de um “empurrãozinho”. 

Para que isso aconteça, é necessário que ferramentas de áudio e vídeo sejam introduzidas no dia a dia, assim, o time não ficará só na comunicação assíncrona e se sentindo a distância com maior intensidade.

Estabelecendo alvos claros 

A motivação e satisfação do time depende muito das metas. Uma vez que metas menores e maiores vão sendo alcançadas, a motivação consequentemente se renova. 

Por isso, líderes devem colocar objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo para que o time possa ter um norte e um senso de progresso diário. 

Fortalecendo a cultura

A cultura, sendo essa “cola” para todos os fatores de um bom trabalho remoto, deve ser cultivada e incentivada primeiramente pelo líder, ou seja, é ele quem deve dar o exemplo. 

Isso pode ser feito através do incentivo a conversas mais espontâneas, uso de ferramentas que promovem conexão, domínio da tecnologia, mostrar disponibilidade, clarificar os objetivos, entre outros. 

Conclusão

Entende-se assim, que o trabalho remoto com certeza é impactante e transformador para todos; empresas, líderes, colaboradores e clientes.  

Por isso, é importante cuidar para que seja executado de forma excelente, garantindo que tudo corra da melhor maneira possível, de formas até melhores que no trabalho presencial. 

 

*Conteúdo escrito em parceria com a DeskMy