Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

Idioma

08/07/2022 | Plusoft

Tecnologia e sustentabilidade: como um software na nuvem pode ser mais sustentável

LinkedInFacebookTwitterEmail

As empresas estão preocupadas com o impacto que estão causando no meio ambiente e buscam opções que diminuam a pegada de carbono e o efeito estufa em sua produção. 

Uma alternativa muito citada para as organizações do setor tecnológico é a nuvem ou cloud computing, que torna o processo de produção ecologicamente correto.  

Um relatório da Accenture divulgado em 2020 aponta que a otimização dos aplicativos em nuvem tende a reduzir em até 98% a emissão de gases das companhias. O mesmo estudo ainda releva que a migração e o gerenciamento da nuvem podem reduzir a emissão de CO2 em até 60 milhões de toneladas por ano. 

A solução para reduzir os impactos e garantir que os avanços tecnológicos favoreçam o meio ambiente é tecnologia sustentável ou tecnologia verde, que une as frentes de forma estratégica para continuar atingindo bons resultados e estar em conformidade com as práticas de Environmental, Social and Governance (ESG). 

Como tecnologia e a sustentabilidade podem andar juntas? 

A tecnologia deve encontrar uma maneira de se expandir, evoluir e se desenvolver nos ambientes corporativos, industriais e sociais sem causar impactos que prejudicam o meio ambiente, e isso acontece quando exerce sua função sem contaminar ou causar impactos nocivos para o planeta. 

Para se unir a sustentabilidade, é preciso, então, que a tecnologia encontre uma maneira de beneficiar o meio ambiente, a sociedade e as gerações futuras. 

Atualmente, já podemos citar algumas tecnologias sustentáveis que são utilizadas por diferentes empresas, como: 

Inteligência Artificial (AI): responsável pela digitalização e automação de alguns serviços, auxilia na redução do uso de outros equipamentos, materiais e recursos em uma empresa. 

Nuvem ou cloud computing: permite o armazenamento remoto de servidores externos, gerando menos gastos com infraestrutura. Tem sido o modelo sustentável mais procurada pelas empresas. 

O alinhamento entre tecnologia e sustentabilidade eleva o desempenho do negócio e auxilia na conquista de maior credibilidade perante o mercado, fortalecendo sua imagem e chamando a atenção de maneira positiva de parceiros, consumidores e profissionais. 

Por que a nuvem é considerada uma tecnologia verde? 

A nuvem trouxe uma nova maneira de armazenar dados, que de forma ilimitada, oferece a possibilidade de utilizar a memória de um espaço na web para armazená-los, desocupando memórias físicas de computador e dispositivos alocados na empresa 

Os benefícios são muitos, tanto para os usuários quanto para as companhias, já que garante o desenvolvimento e aperfeiçoamento de outras tecnologias e serviços, como é o caso do Software como Serviço (SaaS). 

Principais benefícios da nuvem 

Para entender o motivo pelo qual a nuvem é considerada uma tecnologia sustentável, veja os seus principais benefícios: 

Redução no uso de hardware: responsável gerenciar e centralizar todos os dados em um só lugar, os arquivos se tornam mais leves e reduzem o uso do hardware, diminuindo o consumo de energia. 

Reduz a emissão de CO2: aderir à computação em nuvem, auxilia na diminuição da emissão de gases poluentes, já que a transferência da infraestrutura para um provedor de cloud, emprega em menos equipamentos utilizados no dia a dia. As empresas baixam mais softwares e diminuem a liberação do CO2 na atmosfera. 

Armazenamento seguro de informações: a segurança da informação é uma grande aliada do meio ambiente. Com o armazenamento inteligente dos documentos digitais, é dispensável e pouco recomendado o uso de papel e até mesmo gastos com lugares específicos para estoque. 

Flexibilidade: ao optar por ter todos os dados e sistemas disponíveis na nuvem, não só a equipe de TI como todos os colaboradores que possuem acesso à internet podem trabalhar de qualquer lugar, o que garante flexibilidade na escala dos profissionais e em sua locomoção. 

Menor número de servidores: conforme o hardware se torna virtual, o número de servidores diminui, resultando na economia de energia e no melhor desempenho do negócio. 

A nuvem permite que a empresa se adapte de acordo com o cenário que está enfrentando, a quantidade de clientes que está atendendo, e assim, controlam o uso de seus servidores, garantindo uma redução de custos geral. 

A Plusoft é uma empresa de human experience (HX) e customer experience (CX) que possui um rico portfólio de soluções, que, separadas por verticais, atendem às necessidades dos clientes por meio de plataformas que entregam a melhor experiência para o cliente. Conheça mais sobre os produtos neste link