Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

22/09/2021 | Plusoft

Social monitoring X listening: quem é quem?

LinkedInFacebookTwitterEmail

A marca que quer fazer e acontecer é aquela que monitora a saúde do seu negócio, que ouve o público como um todo, sem esquecer de fazer recortes inteligentes do que está sendo dito. Com certeza, você, que está aí do outro lado da telinha e tem o SAC 4.0 no checklist da sua estratégia, sabe: as redes sociais são um dos maiores celeiros com dados importantíssimos para o sucesso do negócio.

Vamos a um ditado divertido, mas que vai resumir bem a ideia de fazer muito mais do que apenas estar presente nas redes sociais. “Camarão que dorme na praia a onda leva.” É, enquanto monitorar fará da sua marca atentíssima sobre o que falam dela (e qual a rede preferida do cliente), escutar vai trazer à tona como anda a concorrência, onde ela está falhando, onde você vai surgir para fazer a diferença e a quantas anda o seu segmento.

“Monitoramento vê as árvores, o listening vê a floresta.” Dan Neely | CEO da Networked Insights

Isso é bem em termos gerais, afinal, essas duas técnicas tem muito mais potencial. Juntas, elas serão capazes de levar você a uma viagem em 360 graus ao redor do público e mercado, mas com a faceta de nem sair do lugar. Eis aqui a grande vantagem do Social Monitoring e do Social Listening: pode-se usar a mesma plataforma para ambas as técnicas. 

Cada qual com seu objetivo

Social Monitoring

Social monitoring tem como foco principal ficar de olhos bem atentos as menções da sua marca nas redes sociais, para ter uma base bem concreta de informações com foco em um atendimento potente e o mais próximo possível da excelência.

Vale dizer ainda que monitorar as menções é ter também mais facilidade de criar um ótimo contato com o cliente e, com isso, gerar um engajamento que pode render bons frutos para a sua marca, viu?

Essa técnica usa um escopo de varredura incrível em toda a internet (até onde a Lei de Proteção de Dados nos permite, é claro)! A nossa árvore de busca está lá, com seu daily bases de 24/7, fazendo um trabalho de formiguinha, caçando qualquer menção positiva ou negativa sobre a sua marca. Ela é sim essencial para você. Pense dessa forma: não devo esperar pelo cliente, devo me antecipar a ele.

Social Listening

Já o Social listening é a técnica de ouvir e entender as redes. Só que para as respostas fazerem sentido, você terá que fazer uma análise robusta de todas as informações e dados coletados em interações e conversas, por exemplo. O ponto alto dessa técnica é conseguir trazer à tona as principais tendências de comportamento e desejos dos usuários.

O bom é que você vai além do que está diretamente ligado à sua marca, mas verá como está caminhando o segmento como um todo. Visão estratégica ligada a uma audição 100% nítida.

Só que para a técnica realmente dar certo e atingir todo o seu potencial, é preciso antes de tudo definir seus objetivos. Tenha em mente que aqui vale bastante o conceito de usado em pesquisas científicas: o primeiro passo é escolher o que quer saber, para depois segmentar o caminho e, assim, chegar às conclusões que sua marca precisa.

Entenda melhor as diferenças

Agora, em linhas gerais, é assim a grande diferença entre as técnicas:

MonitoringListening
Faz uma varredura completa na internet;
Coleta informações do seu negócio com a ajuda de palavras-chave;
Mostra tendências e ajuda a prever crises;
É feita todos 24/7;
Ajuda a detectar qual rede o cliente prefere;
Mostra qual tipo de atendimento precisa ser feito.
Traz os insights que a sua marca precisa para direcionar estratégias e decisões feitas com base em análises mais profundas;
É ótima para auditoria de marca;
Fundamental para benchmarking;
É capaz de diagnosticar a aderência de produtos ou serviços;
Levanta informações sobre influenciadores.

Portanto, se é um SAC 4.0 eficaz e redondo que você quer, grave na memória: monitorar te responde o que, e escutar te responde o por quê.