Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

14/10/2022 | Plusoft

Como gamificar sua empresa: conheça 6 pontos e comece agora!

LinkedInFacebookTwitterEmail

A gamificação vai muito além de estabelecer metas que devem ser atingidas pelos colaboradores e recompensá-los por meio de uma dinâmica de pontos. É um conjunto de ações que tem como objetivo utilizar abordagens mais lúdicas para aprimorar o desenvolvimento e o engajamento das equipes

Essa técnica incentiva não só o desenvolvimento pessoal como também o profissional como garante o aumento da produtividade e da motivação das pessoas, ao implementar diferentes abordagens de acordo com o nível de preparo e a adesão do time com a nova estrutura. 

Mas a dúvida que pode surgir é: como criar ações de gamificação na empresa de forma assertiva e eficiente? Para solucionar essa questão, preparamos alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de iniciar a implementação dessa metodologia: 

  1. Defina os objetivos  

Como gamificar os processos da sua empresa sem antes entender qual é o motivo por trás da implementação dessa técnica? Por isso, é preciso definir quais são os objetivos iniciais a serem atingidos para, depois, estabelecer prazos e definir a dinâmica

Essas definições podem variar, como: treinamento das equipes de atendimento, motivar a equipe comercial, melhorar as taxas de vendas, onboarding de novos funcionários, entre outros. 

  1. Aprofunde-se no perfil do público com quem falar 

Para entregar uma experiência fluida, satisfatória e principalmente efetiva, é importante se aprofundar e conhecer o seu público-alvo e quais são suas principais necessidades, dúvidas, limitações e expectativas. 

Aspectos como trilha de aprendizagem, formatos dos conteúdos e a linguagem utilizada se transformam em insumo para decidir como gamificar com eficiência cada fase desse processo. 

  1. Estabeleça regras claras 

Os colaboradores precisam entender como funciona esse novo método e, por isso, estabelecer regras claras e deixar o passo a passo transparente para o time é um grande fator para atingir o sucesso. 

É preciso entender o caminho a ser percorrido e as principais razões para chegar cada vez mais longe e quais atitudes podem resultar no insucesso da trajetória que está sendo construída. 

  1. Crie um fluxo assertivo de atividades 

A ideia da gamificação é tornar a jornada de aprendizagem e desenvolvimento mais atrativa e prazerosa, certo? Para isso, é importante criar um fluxo de atividades que seja coeso e demonstre o progresso de forma clara, motivando a audiência a seguir em frente. 

Quanto mais simples e preciso for esse fluxo das atividades, maior é o aproveitamento de quem realiza cada uma delas ao longo do seu processo de desenvolvimento. 

  1. Realize feedbacks 

Como gamificar o processo significa desenhar fases, jornada, os desafios e definir as recompensas, é preciso acrescentar em cada uma dessas etapas o feedback, uma parte muito importante e necessária. 

É a partir dessa conversa que o profissional consegue identificar toda a sua evolução, quais são suas dificuldades e estipula novos desafios e metas para conquistar. Por isso, em cada mudança de nível, conquista ou desbloqueio de novas fases, incentive o gestor a bater um papo com o time. 

  1. Não se esqueça das recompensas! 

Um dos tópicos mais aguardados por quem está trilhando a jornada da gamificação com certeza é a recompensa. Essa é uma parte importante e significativa, que mostra o comprometimento da empresa com o colaborador. 

Portanto, desenhe uma dinâmica de premiações, defina atividades como sorteios e troca de pontos para reconhecer o esforço e a dedicação de quem tem atingido bons resultados. 

Nesta fase, é importante pensar em uma divisão de grupos para que ninguém se sinta desmotivado e todos tenham a possibilidade de ganhar seus prêmios de acordo com a evolução. 

Se você ainda ficou com dúvida de como gamificar a sua empresa, temos um conteúdo completo sobre jogos de gamificação e seus principais benefícios aqui no site. Corre para conferir neste link e comece o quanto antes a engajar os seus colaboradores!