Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

03/02/2023 | Plusoft

Low code: a quarta-geração da programação chegou!

LinkedInFacebookTwitterEmail

Uma das tendências em tecnologia dos últimos anos é o o Low-Code, uma promessa de resolver rapidamente demandas de negócio sem a necessidade de um grande investimento inicial na construção de projetos. A ideia é que a tecnologia simplifique construção de soluções do dia-a-dia, aproximando o desenvolvimento da área de negócio.

Mas, o que é low code, de fato?

Ao pé da letra — Plataformas Low-Code permitem uma entrega rápida de soluções de negócio com uma necessidade menor de código escrito e consequentemente um menor investimento inicial em setup, treinamento e implantação.

Ora, mas se tem pouco código, o que é “desenvolver” aplicações nessas plataformas? — Os elementos chave são os componentes visuais e jornadas pré-montadas para soluções, por exemplo, para construção de telas para interação com o usuário, mas ainda sim, lógica de programação! — Mesmo que na maioria das vezes, o que você precisa desenvolver não seja código, em algumas situações você ainda precisará do bom e velho “if” e um conhecimento algoritmos, matemática e modelos de dados serão essenciais.

Aí é que mora o segredo, não precisando mais se preocupar com regras de negócio simples como campos obrigatórios ou uma validação de CPF — situações essas que podem ser resolvidas com poucos cliques por um analista com pouca orientação a código — Fica para o desenvolvedor a parte mais complexa: integrações, cálculos, serviços, APIs… No final, a validação e implantação do seu projeto estará a distância de mais alguns cliques.

Conclusão

Não preciso mais de Java, .NET ou Python? — Muita calma, as plataformas Low-Code estão ganhando cada vez mais força, mas em tecnologia não existe uma “bala de prata”. É claro que você pode adotar o Low-Code para deixar as suas planilhas de lado e profissionalizar o seu dia-a-dia, mas algumas aplicações robustas ainda vão precisar de soluções construídas via código.

O ideal é ir aos poucos substituindo processos manuais e pouco distribuídos para soluções onde isso fica melhor gerenciado, com segurança, auditoria, permissões e o mais importante, facilidade para extração de informações em formas de relatórios e/ou dashboards.

Em geral, uma solução desenvolvida em Low-Code pode te trazer resultados em menor tempo e investimento inicial, avalie as necessidades e as ferramentas para cada tarefa e experimente.