Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

30/03/2022 | Plusoft

6 formas como a Inteligência Artificial pode contribuir para o seu negócio

LinkedInFacebookTwitterEmail

A Inteligência Artificial nas empresas deixou de ser uma promessa e se tornou uma realidade. Os diversos sistemas que funcionam a partir de IA otimizam os processos operacionais dos negócios, dando a eles muito mais eficiência, além de abrir espaço para inúmeras oportunidades que podem alavancar os seus resultados. 

As ferramentas com IA podem simular o raciocínio humano com base em um banco de dados, o que permite uma tomada de decisão e realização de ações mais precisas.

Quando falamos em Inteligência Artificial, é provável que você pense logo sobre computadores mega avançados ou mesmo em robôs mais independentes. O que não é errado, mas não abrange todo o potencial de aplicação dessa tecnologia.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos apresentar algumas das principais formas que o uso de Inteligência Artificial pode contribuir para o seu negócio. Confira!

O que é e como surgiu a Inteligência Artificial?

Embora tenha ganhado destaque nas últimas décadas, a Inteligência Artificial surgiu há cerca de 64 anos, após a Segunda Guerra Mundial, quando cientistas de renome, como Alan Turing, John McCarthy, Marvin Minsky, Herbert A. e Allen Newell realizaram estudos científicos com as suas máquinas a fim de verificar se era possível fazê-las criar uma conversa por texto, imitando o pensamento humano.

De forma simples, a IA pode ser definida como uma tecnologia que tem um modo de aprendizado que se assemelha ao do ser humano, o que a permite executar funções, falar e solucionar problemas.

A partir do avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial tem se desenvolvido a passos largos no que diz respeito à velocidade de cálculos de alta complexidade, impulsionando processos de tomada de decisão e execução de tarefas que antes só poderiam ser executadas por uma pessoa.

Pode-se dizer que, em vez de ensinar as máquinas sobre um determinado assunto, a IA tem como finalidade fazer com que os computadores aprendam sozinhos e realizem atividades de maneira autônoma.

Encontramos sistemas com variados níveis de inteligência, como aqueles capazes de executar uma tarefa de acordo com o seu comportamento, os que atuam por meio de demonstrações de exemplos e outros que consultam uma base de dados para agir.

Qual a importância da Inteligência Artificial para as empresas?

As empresas que não se atualizam acabam por perder competitividade. Nesse sentido, a Inteligência Artificial veio para revolucionar o mercado, seja para encontrar de forma rápida uma solução para o cliente, seja para oferecer produtos para determinados consumidores de forma automática. Ou, então, para atender os clientes e solucionar as principais dúvidas, não sendo necessária a presença de um humano durante o atendimento.

A tecnologia ainda traz uma experiência inovadora ao negócio, fazendo com que o cliente tenha o melhor atendimento, com recursos visuais, serviços de solução rápida e comunicação padronizada.

A IA também é eficaz porque pode gerar grandes insights sobre os atendimentos, pois consegue armazenar dados e facilitar o entendimento do tipo de público e de suas preferências.

Outro ponto importante é o fato de a Inteligência Artificial baratear os custos para manter um bom nível de atendimento das principais centrais de contato, uma vez que pode facilmente resolver alguns assuntos sem a presença de um humano para atender. Portanto, permite que a empresa opere com uma equipe mais enxuta.

Serviços como segunda via de boleto, agendamentos, contratações, compras, vendas e trocas são facilmente resolvidos pelo chatbot. Também, por estar em um meio digital, tudo é gravado em um grande banco de dados, de onde se podem extrair informações valiosas sobre o negócio e os clientes interessados na companhia.

Esse tipo de visão pode ser crucial para diversas tomadas de decisão dentro da sua empresa, ajudando-a no seu planejamento estratégico.

Quais são as formas de IA que contribuem para o seu negócio?

A rápida evolução da Inteligência Artificial tem estimulado a sua adoção dentro das empresas de variadas formas. É possível utilizá-la para otimizar os seus processos de gestão, para oferecer um atendimento mais humanizado para os seus clientes, entre outras possibilidades.

Veja quais são as principais maneiras como a IA pode contribuir para o funcionamento do seu negócio.

1. Assistentes virtuais

Também chamado de agente digital, um assistente virtual consiste em um software que auxilia os seus usuários na realização de uma determinada tarefa. Em uma empresa, essa ferramenta pode ser utilizada para simular o comportamento de um vendedor para ajudar o potencial cliente a tirar as suas dúvidas e escolher o produto mais adequado para o seu perfil, por exemplo.

2. Chatbots

Uma comunicação prática e ágil faz toda a diferença para que o cliente decida por uma compra ou resolva um problema junto à empresa. Nesse cenário, os chatbots são grandes aliados dos negócios, já que podem utilizá-los para se comunicar com os seus consumidores por meio de áudios e textos.

Os chatbots alimentados por inteligência artificial são indispensáveis para enriquecer os sistemas voltados para o atendimento aos clientes. Com essa tecnologia, pode-se coletar e analisar as informações dos consumidores de forma mais rápida e assertiva, utilizando as informações para a oferta de serviços e produtos personalizados às demandas do cliente. 

3. Vendas e marketing

A partir dos dados coletados por ferramentas que se baseiam em Inteligência Artificial, a empresa tem acesso a dados precisos e valiosos sobre os interesses e comportamento do seu público-alvo. Isso significa que há mais facilidade para fazer análises e criar planejamentos que aperfeiçoem as campanhas de marketing e abordagens de vendas, elevando o número de compras.

4. Financeiro

O uso de softwares modernos com IA possibilita o desenvolvimento de modelos preditivos extremamente precisos, que avaliam diversos cenários financeiros da empresa em questão de minutos. Assim, o negócio ganha praticidade na hora de decidir sobre assuntos relacionados a blockchain, transações fraudulentas, gerenciamento digital de capital e riscos de investimentos, evitando prejuízos.

5. Aplicações de gestão

Uma boa comunicação de ponta a ponta da empresa é crucial para a circulação de informações e melhor gerenciamento dos processos. E é exatamente isso que as plataformas com Inteligência Artificial permitem, pois conectam todas as áreas da organização, automatizando o compartilhamento de dados entre os departamentos. Com isso, os gestores podem tomar decisões mais embasadas diante de pontos críticos e solucionar problemas rapidamente.

6. Segurança

A adoção da IA também pode servir para blindar a sua companhia contra a ação de agentes maliciosos. Isso porque essa tecnologia pode ser aliada a mecanismos de segurança que previnem e evitam ataques cibernéticos, fraudes e vazamento de dados. Um exemplo disso é o desenvolvimento de algoritmos antifraude personalizados para a sua política de segurança, que avaliam o comportamento dos usuários dos seus sistemas e identificam potenciais riscos rapidamente.

Ao implementar a Inteligência Artificial nas empresas, é possível impactá-las de maneira positiva em todas as áreas, em especial, no atendimento aos clientes.

Afinal, a IA permite que as organizações ofereçam atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive durante os feriados, seja para auxiliar em uma compra, seja para solucionar um problema, o que contribui para fidelizar o seu público consumidor.

Para implementar a IA na sua companhia, é preciso contar com um suporte especializado no assunto e que forneça soluções que contemplam as suas necessidades, como é o caso da Plusoft, que facilita o contato dos negócios com os seus clientes por meio da plusoft AI — uma ferramenta de chatbot com personalização por canal.

A plusoft AI aproxima a empresa do cliente, facilita a tomada de decisões baseadas em dados obtidos por nossos chatbots de inteligência artificial, que têm a capacidade de interagir com os consumidores pelo telefone e redes sociais.

Com a nossa soluçãoo, você pode se comunicar com maior eficiência, criar soluções para o canal de contato, facilitando a vida dos clientes ao disponibilizar serviços financeiros, agendamentos clínicos, serviços na área de varejo e telefonia. As principais questões relacionadas ao atendimento podem ser resolvidas em poucos cliques.

Quer oferecer um atendimento que encanta o seu cliente? Conheça mais sobre a plusoft AI!