Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

02/01/2023 | Plusoft

Gestão de benefícios nas empresas: entenda como funciona e aprenda a implementá-la!

LinkedInFacebookTwitterEmail

Além do salário, cada negócio possui diferentes tipos de remuneração e benefícios que oferecem para os colaboradores. Para ofertá-las de forma que faça sentido para cada pessoa, é preciso realizar a gestão de benefícios e garantir uma escolha positiva e que será bem utilizada por todos. 

Essa é uma prática cada vez mais adotada pelas organizações, já que traz muitos benefícios, como a retenção dos talentos, mais produtividade, bem-estar e satisfação do time, que se sente valorizado e faz um bom uso dos benefícios corporativos. 

Para fazer a escolha certa de qual benefício disponibilizar, é preciso percorrer uma trajetória que vai desde a pesquisa dos benefícios que mais se adequam ao perfil do público interno até efetivamente oferecê-los aos colaboradores.  

Explicamos logo abaixo mais sobre esse tema e como realizar um bom gerenciamento dos benefícios oferecidos aos colaboradores. Boa leitura! 

Afinal, o que é gestão de benefícios? 

A gestão de benefícios consiste em todas as atitudes realizadas pelas organizações com o intuito de administrar o pacote de vantagens oferecido aos funcionários, percorrendo a jornada desde a decisão do melhor benefício até a implementação dele para todo o time. 

Quando bem realizada, a gestão de benefícios mantém um bom clima organizacional, ajuda na valorização dos colaboradores e aumenta a satisfação dos mesmos, que se engajam para atingir seus objetivos profissionais, focando em subir de cargo e executar suas funções cada vez melhor. 

Fazer uma gestão eficiente não só dos incentivos exigidos por lei, mas buscar outros que são valorizados e desejados pelos colaboradores proporciona uma boa reputação para a empresa perante o mercado, tornando-se mais confiável e respeitada pelos talentos e por outras organizações. 

Vale destacar que a gestão de benefícios deve avaliar as necessidades dos colaboradores, mas alinhá-los também aos objetivos do negócio, reforçando a cultura organizacional por meio dos incentivos ofertados. 

Como implementar uma gestão de benefícios otimizada e eficiente? 

Para garantir que o processo da tomada de decisão seja coerente com os objetivos do negócio e a gestão de benefícios seja assertiva, há algumas atitudes que podem ajudar no bom aproveitamento e na otimização dessa tarefa dentro da empresa. Veja algumas delas: 

Crie uma política clara  

Dessa forma, os colaboradores conseguem entender de forma prática e fácil tudo o que envolve as vantagens oferecidas pela empresa, desde o preenchimento do formulário de adesão até a forma de utilizar tal benefício no dia a dia. 

É interessante também montar um canal específico para que as dúvidas sejam sanadas com mais rapidez e agilidade, afinal, essa prática pode ser nova para muitos e com certeza surgirão questões. 

Mantenha o colaborador informado 

Mesmo com a disponibilização de um canal para tirar dúvidas, é importante manter o time informado das mudanças, boas práticas e novos benefícios que a empresa está ofertando.  

Essa é uma prática que traz mais confiança para o colaborador, mantém uma comunicação direta e transparente e auxilia no processo de gestão de benefícios, pois será possível entender o comportamento e receber feedbacks com maior frequência. 

Utilize uma boa ferramenta de controle  

Fazer a gestão de benefícios, principalmente se a empresa opta pela modalidade dos benefícios flexíveis, pode ser uma tarefa e tanto. Por isso, contar uma boa ferramenta pode ser muito útil para o dia a dia da área de RH, sem contar na otimização de tarefas monótonas e repetitivas. 

Dessa forma, é possível armazenar dados, cruzar informações, manter as informações atualizadas e automatizar o controle de uso, cobrança de eventuais taxas e/ ou coparticipações, inserir ou excluir dependentes, entre outras funções. 

Cuidado para não cometer erros que comprometem a gestão de benefícios 

Fazer uma gestão de benefícios eficiente pode demorar um tempo, nós sabemos que a adaptação é gradual, mas, para que consiga um bom resultado, há algumas práticas que podem ser evitadas e merecem a sua atenção, pois podem gerar custos desnecessários. 

Os pontos citados a seguir podem causar prejuízos não só para a companhia, mas também para os colaboradores. Fique de olho: 

  • Não realizar pesquisa de satisfação sobre a utilização dos benefícios oferecidos; 
  • Não excluir o cadastro de colaboradores desligados e continuar pagando por um serviço que não será utilizado; 
  • Oferecer o pacote de benefícios muito tempo após a admissão do colaborador; 
  • Demorar para informar sobre mudanças e atualizações nos planos vigentes; 
  • Não passar detalhes e informações importantes para o uso correto do benefício; 
  • Desconsiderar as necessidades dos colaboradores e contratar incentivos que não serão bem-vistos e utilizados. 

A gestão de benefícios auxilia na melhora da experiência do colaborador, um tópico muito falado nos dias atuais. Mas você sabe por que apostar na employee experience? Leia um conteúdo em nosso blog para entender melhor!