Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

23/11/2022 | Plusoft

Controle de contas a pagar: como utilizar automações para melhorar o processo 

LinkedInFacebookTwitterEmail

Realizar a automação do controle de contas a pagar apresenta muitos benefícios para a área financeira. Afinal, diminuir a intervenção humana nessa e em outras tarefas é uma forma de eliminar os erros que acontecem em tarefas operacionais e repetitivas. 

A automação pode ser feita por meio de softwares e ferramentas especializadas, permitindo a construção de fluxos inteligentes para impulsionar a execução no dia a dia. 

Além da eficiência constatada, outro ponto muito importante quando falamos de dados sensíveis manipulados por contas a pagar é a segurança. Um sistema de gestão e processamento de pagamentos dentro da LGPD é o mais indicado para a tarefa. 

Por que optar pela automação de contas a pagar? 

Além das vantagens citadas acima, a automação da área de contas a pagar diminui as chances de falhas, otimiza a rotina da equipe e mantém o cumprimento dos prazos. 

Dentre muitos benefícios, podemos destacar ainda: 

  • Aumento da produtividade: com a opção de programar todos os pagamentos dentro dos prazos e agilizar os processos, os profissionais conquistam uma melhor performance e desempenho; 
  • Redução de custos: realizar os pagamentos dentro dos prazos corretos garante a contas a pagar a redução de multas e juros por não seguir o acordo, o que auxilia no aumento da lucratividade ao conseguir bons descontos; 
  • Melhora no desempenho: a equipe ganha tempo livre para se dedicar em outras demandas pois as tarefas manuais e corriqueiras da área estão sendo feitas por um sistema; 
  • Otimização de tempo: com a automação de atividades como envio de comprovantes, transferências e preenchimento de planilhas de controle, os colaboradores focam no atingimento dos objetivos traçados, buscando bons resultados; 
  • Relacionamentos mais próximos: com um bom software, os fornecedores conseguem acompanhar as faturas em aberto e os status dos pagamentos programados. 

Quais processos de contas a pagar podem ser automatizados? 

Para manter sua empresa competitiva no mercado, é importante utilizar as soluções tecnológicas certas para trazer mais agilidade e praticidade para os profissionais das diferentes áreas. 

Implementar uma ferramenta de automação para auxiliar no controle de contas a pagar é um grande passo para essa atualização e para manter a organização evoluindo para entregar uma boa experiência para todos, desde colaboradores ao cliente final. 

Antes de iniciar essa transformação, lembre-se de mapear os processos que podem passar pela automação e realize ea implementação aos poucos, de acordo com a aceitação dos profissionais.  

Para auxiliar na tarefa de identificar quais das demandas de contas a pagar podem ser otimizadas, preparamos uma lista: 

  • Envio de comprovantes de pagamento 
  • Validação de contas bancárias; 
  • Transferência para fornecedores; 
  • Preenchimento de planilhas com dados de transações; 
  • Emissão de relatórios; 
  • Folha de pagamento; 
  • Entre outros. 

A Plusoft, com sua solução plusoft Hike, garante uma atuação mais precisa e assertiva da área de contas a pagar ao automatizar processos manuais com seu software que utiliza tecnologia de ponta para construir workflows personalizados para as necessidades do seu negócio. 

Com essa plataforma é possível tomar decisões inteligentes, ter uma visão geral do trabalho executado por cada integrante da equipe e ficar por dentro de todas as etapas realizadas até a entrega final. Que tal conhecê-la em detalhes?