Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

04/01/2022 | Plusoft

Conheça 5 vantagens de utilizar chatbot para as clínicas

LinkedInFacebookTwitterEmail

O avanço das novas tecnologias da informação e comunicação permitiu que as organizações pudessem contar com a inteligência artificial para automatizar processos, aumentando o nível de satisfação com o púbico. Nesse sentido, o que antes era realizado, de modo limitado, por uma pessoa, hoje pode ser facilmente executado por um robô programado para responder às dúvidas dos usuários.

Essa conjuntura permitiu o desenvolvimento dos chamados chatbots, que possuem capacidade de interação e oferecem atendimento integral, 24 horas por dia. No contexto das clínicas médicas, sua utilização traz inúmeros benefícios.

Neste post, abordaremos a importância do chatbot para clínicas, apontando 5 vantagens da sua implementação para esse público. Confira!

O que são os chatbots?

Os chatbots são softwares programados para interagirem com os seres humanos via mensagens de texto, visando atender suas demandas. Portanto, configuram-se como assistentes virtuais, que, até certo ponto, substituem a mão de obra humana nos processos de atendimento, agilizando e otimizando processos.

Eles podem ser utilizados no site da organização, nas redes sociais e em qualquer outro canal de atendimento on-line que esteja à disposição do público. Por se tratar de inteligência artificial, pode estar presente 24 horas por dia, abrangendo horários em que não há expediente.

Isso faz com que o público se sinta acolhido e respeitado, uma vez que pode ter as suas demandas resolvidas a qualquer hora, sem precisar passar por uma longa fila de espera dentro do horário tradicional de funcionamento das empresas. A seguir, veremos mais algumas vantagens da implementação dos chatbots, com foco no atendimento em clínicas. Acompanhe!

5 vantagens do uso de chatbots para as clínicas

Agora que dominamos o conceito de chatbot, abordaremos 5 vantagens que essa tecnologia pode trazer para uma clínica médica.

1. Agilidade no atendimento

Ninguém gosta de gastar muito tempo tentando solucionar um problema, o que pode acarretar sérios danos à imagem de qualquer organização. Nesse contexto, uma grande vantagem do chatbot é a sua capacidade de realizar inúmeros atendimentos de maneira simultânea.

Ao tomarmos como exemplo o atendimento de um funcionário por canais on-line, uma pessoa consegue atender com qualidade a 3 ou 4 pessoas. Entretanto, os chatbots não contam com essa restrição, e a competência de atender a inúmeros usuários concomitantemente faz diminuir drasticamente o tempo de espera do público.

Esse tecnologia consegue executar tarefas como realizar triagem, marcar consultas ou exames e direcionar o cliente, se necessário, para um atendente humano. Tudo isso é algo muito benéfico, principalmente para clínicas com grande fluxo de contatos.

2. Padronização do atendimento e eficiência

Como já mencionado, os chatbots são softwares programados para atender demandas dos usuários. Essa padronização no atendimento torna-os mais eficientes e, caso tenham sido bem programados, podem operar com um repertório vasto de conhecimentos, resolvendo inúmeros pedidos dos clientes, logo no primeiro atendimento.

No contexto do atendimento das clínicas, essa eficiência ocorre pela possibilidade de realização de uma triagem feita pelo software que seja capaz de resolver as demandas de primeiro nível e, se for o caso, redirecionar as questões mais específicas para o operador de atendimento. Isso pode gerar uma redução de custo de até 50%, a depender das opções de serviços disponíveis.

3. Ampliação do horário de atendimento

O cotidiano das pessoas tem sido cada vez mais intenso e a ampliação de um horário de atendimento de uma clínica é fundamental, principalmente para aquelas pessoas que não dispõem de muito tempo para se adequar aos padrões do horário tradicional de expediente (das 9h às 18h).

Por funcionarem 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, os chatbots promovem uma satisfação ao público por meio da prestação de serviço da organização.

Assim, ajustar-se à rotina das pessoas, podendo trazer mais comodidade ao público nos processos de atendimento, denota uma grande preocupação da empresa em ajudar o paciente no que for necessário para que a sua demanda seja atendida. Isso é essencial para a manutenção de uma imagem positiva da organização frente ao mercado.

4. Realização de pesquisa de satisfação

Ter um sistema capaz de solicitar o feedback do usuário é essencial para qualquer empreendimento. Essa iniciativa permite que a organização saiba os seus pontos fortes frente ao público, e aqueles que precisam ser melhorados.

É importante salientar que uma empresa é um “organismo vivo”, que precisa sempre estar em constante mudança para anteder os anseios dos clientes, visando à melhoria do seu atendimento.

Assim, os chatbots podem solicitar que o usuário responda uma breve pesquisa de satisfação, atribuindo uma nota para a sua experiência no atendimento da clínica. Esses dados coletados devem ser analisados por uma equipe de especialistas que deverão traçar estratégias de aperfeiçoamento do atendimento ao público.

5. Personalização no atendimento

Os chatbots são dotados de inteligência e, a cada interação com os usuários, dados são coletados e armazenados, fazendo com que essas ferramentas fiquem cada vez mais aprimoradas e aptas a resolverem problemas mais específicos. Assim, tendo a aprendizagem como sua característica marcante, esses softwares podem expandir o seu repositório de conhecimento.

A partir dessa base de conhecimento e de gatilhos que são acionados durante a conversa com um cliente, o chatbot pode personalizar o discurso, adotando diferentes tons de conversa com seu interlocutor, podendo também ser configurado conforme o estilo e a linguagem usados pela empresa no relacionamento com seus clientes.

O chatbot é uma importante ferramenta tecnológica baseada em inteligência artificial que pode fazer uma grande diferença em termos de atendimento, não apenas nas clínicas, mas em qualquer outro tipo de organização. A agilidade que fornece ao atendimento, acabando com as desagradáveis e desgastantes filas, pode fazer toda diferença para a satisfação do seu público.

Não podemos esquecer o quanto a imagem de uma organização é importante frente a um mercado cada vez mais competitivo. E a utilização das tecnologias com foco no atendimento ao cliente é fundamental para a construção e manutenção de uma imagem positiva.

Gosto do nosso conteúdo? Caso tenha se interessado pelo assunto, entre em contato conosco, temos certeza que podemos ajudar!


pt_BR