Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

13/08/2021 | Plusoft

Como fazer uma gestão eficaz da sua estratégia de branding

LinkedInFacebookTwitterEmail

Não é novidade que, nos últimos tempos, os hábitos dos consumidores vêm mudando significativamente, fazendo com que as empresas que desejam se manter em operação precisem refletir sobre cada um dos seus passos de forma bastante cautelosa. Isso porque uma estratégia — seja boa ou ruim — pode ter reflexos e impactos bem além do esperado.

Justamente por isso, saber o que é branding é fundamental. O domínio desse conceito é o que te fará aproveitar de maneira mais inteligente as estratégias que podem ser implementadas em prol da formação de uma percepção positiva do seu público-alvo em relação à sua companhia.

Nos próximos parágrafos, abordaremos não apenas o conceito de branding de forma um pouco mais aprofundada, mas também sua importância e algumas medidas que o ajudarão a fazer a gestão da sua marca de maneira mais eficaz. Continue a leitura e fique por dentro!

Qual é o conceito de “branding” e qual é, de fato, a sua relevância?

É possível dizer que os significados de “branding” e de “gestão de marca” se misturam e confundem-se, já que ambos têm um propósito em comum: tornar o que é oferecido pela sua companhia — como um serviço ou um produto — conhecido e também desejado. Ou seja, a finalidade principal é formar uma imagem positiva na mente da sua audiência que facilite a aquisição do produto ou serviço ofertado.

Podemos dizer que o termo branding representa uma série de ações conjuntas que são planejadas de forma ampla e estruturada para a construção da marca, iniciando na sua concepção e abarcando o seu desenvolvimento, zelando pela preservação da sua imagem.

Sendo assim, é comum que haja, inclusive, todo um movimento “nos bastidores” para que, se necessário, eventuais crises sejam rapidamente contornadas.

Também conhecido como “brand management”, as estratégias envolvem a concepção e divulgação do posicionamento, valores, identidade e o propósito da marca. Em suma, isso é o que chamamos de branding.

Já existe a compreensão de que os resultados positivos de uma gestão de marca bem-sucedida não são percebidos (e, de fato, nem mesmo acontecem) da noite para o dia. É necessário haver uma estratégia consistente e relevante para alcançá-los — e isso se dá “de ponta a ponta”.

A importância do branding reside na possibilidade de reduzir efeitos opostos aos esperados, como nos casos de crises que podem comprometer a confiabilidade do público da organização. Com uma estratégia bem arquitetada de marca, é possível lidar com crises de forma mais fácil pois as pessoas já possuem em suas mentes um histórico positivo que “reduz” o impacto da notícia negativa.

Como fazer uma gestão verdadeiramente eficaz da estratégia de branding?

Faça um planejamento estratégico

Ao pensar na gestão de marca, é necessário considerar que, na prática, todas as estratégias e os processos “conversam” entre si. “Mas o que isso quer dizer, afinal?” Isso nos mostra que o próximo passo a ser dado só terá chances de ter sucesso se o anterior fez o seu trabalho “bem-feito”.

Sendo assim, é fundamental traçar um planejamento estratégico que crie conexões entre as ações a serem implementadas, assegurando que, a cada movimento feito, as informações e os dados necessários para o próximo serão coletados de forma precisa.

Determine os objetivos da gestão

Você certamente já compreendeu a relevância de uma gestão de marca bem-feita para não apenas consolidar um negócio, mas também alavancar os resultados obtidos até então. Entretanto, tão importante quanto saber como fazê-la, é entender porque fazê-la.

Já foi possível saber que um bom branding pode, sim, impactar positivamente os lucros de uma empresa, elevando-os. No entanto, há muitos outros propósitos que podem ser estabelecidos e mensurados ao longo de todo o processo e, para tanto, você precisa saber estabelecê-los de forma clara, considerando, por exemplo:

  • a apresentação do valor da empresa para o seu público-alvo;
  • a construção de relações de confiança com os clientes já fidelizados e também os potenciais;
  • a educação de um segmento;
  • a elevação da visibilidade da marca, entre outros.

Defina um posicionamento

Outro elemento igualmente indispensável é a definição do posicionamento da organização, ou seja, a forma como a marca quer ser percebida no mercado e pela sua audiência.

Vale destacar que, quando falamos de estratégias de branding, há que se considerar que existem inúmeras pesquisas que podem gerar esses “insights” que o farão trilhar o caminho ideal, como testes de slogan, questionários, testes de logotipo etc.

Tenha uma identidade visual

De certo modo, essa ação está vinculada à anterior, já que podemos compreendê-la como a personalidade da sua marca. A identidade visual é composta de elementos que representam visualmente a empresa, ou seja, é a sua representação gráfica, expressada por meio de cores, design etc.

Embora, em um primeiro momento, a decisão acerca desses elementos pareça simples, não se engane. Para cumprir o seu papel, a identidade visual deve ser construída levando em consideração uma infinidade de aspectos, como os valores e os conceitos de uma companhia, bem como a sua cultura, os seus objetivos, a sua missão e, naturalmente, a imagem a ser formada diante do público.

Embora pareça ser composta de passos de baixa complexidade, a gestão bem-feita de uma marca envolve estratégias que demandam um planejamento bem pensado — que abarca desde a definição de objetivos até a forma como a marca intenciona se comunicar com a sua audiência.

Essa gestão de relacionamentos, inclusive, também tem grande influência sobre o sucesso de todo o processo, afinal, pouco adianta executar ações que definam o posicionamento da empresa no mercado e promovam uma maior visibilidade se a comunicação com os consumidores é enfraquecida.

A identificação do público com a corporação é imprescindível e somente será viabilizada a partir de uma interação natural e fluida, com o emprego da linguagem adequada e a execução de ações que o faça se sentir representado. Do contrário, as demais iniciativas não serão suficientes para o alcance de bons resultados.

E então? Este artigo sobre branding foi útil para você? Caso sim, acompanhe nosso perfil no LinkedIn e confira outros conteúdos publicados!